Entre os 140 operacionais que compõem a Força Nacional Conjunta (FOCON) que Portugal enviou para dar apoio no combate aos fogos no Canadá está o subchefe do quadro de honra do corpo de bombeiros de Barcarena Nuno Campina, destacado para integrar a missão enquanto Operador de Telecomunicações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Este destaque sublinha o empenho do Município de Oeiras na capacitação das forças da Proteção Civil, preparadas para atuar dentro e fora do concelho e ainda ao nível internacional.
A força portuguesa é constituída por elementos da ANEPC, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), elementos das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
Estes operacionais foram destacados ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e vão atuar na província do Quebeque.