A exposição “Essências do MAU” apresenta, num formato atípico e singular, uma secção da coleção de arte do Taguspark – Cidade do Conhecimento. Associada à história do MAU – Museu de Arte Urbana do Taguspark, e por via da fotografia, expõem-se fragmentos dos graffitis que estão na origem e desenvolvimento da coleção de arte do Taguspark. Produzidas nas garagens da Cidade do Conhecimento e, agora também exibidas no átrio do Núcleo Central do Taguspark, estas pinturas de mural revelam a individualidade dos seus criadores, assim como a visão vanguardista, arrojada e contemporânea do Taguspark.
O graffiti está na génese do MAU quando, em meados de 2020, o Taguspark recebeu uma manifestação de insatisfação de um dos seus clientes relativa à manutenção de um dos parques de estacionamento. Esta ação conduziu a uma revitalização artística no espaço, porém, foi produzida na garagem errada. Tal situação, felizmente, provocou a multiplicação de graffitis no Taguspark, determinou a origem do MAU e, consequentemente, o investimento assíduo da Cidade do Conhecimento em arte contemporânea.
A opção em expor fragmentos das pinturas de mural, assume-se como um convite ao público para visitar as várias galerias subterrâneas que servem de tela a diversas intervenções artísticas que convivem em proximidade com a base científica e tecnológica do Taguspark. Este núcleo de imagens revela intervenções de artistas como Paulo Arraiano, Gonçalo Mar, The Caver, entre outros, apresentando a arte underground da coleção do Taguspark.
“Essências do MAU” estará patente no Núcleo Central do Taguspark até 9 de março e o acesso é livre.
FICHA TÉCNICA
Título da exposição: “Essências do MAU”
Local: Núcleo Central do Taguspark
Data da Exposição: 8 de fevereiro a 9 de março (de segunda-feira a sábado, entre as 9H00 e as 19H00)
Observações: Entrada gratuita