Datas | 21, 22 e 23 de Setembro de 2021.
Inauguração | 21 de Setembro de 2021 – 18h00.
Local | Jardim do Palácio dos Aciprestes, Linda–a–Velha
(DES)ENQUADRADO é uma instalação fotográfica que resulta do trabalho artístico e social desenvolvido com a delegação de Oeiras da Associação Coração Amarelo. A instalação conta com retratos de oito personagens do universo Shakespeariano; O Amansar da Fera,Otelo, O Mouro de Veneza, Hamlet, Macbeth, António & Cleópatra e Romeu & Julieta são as famosas obras literárias que eternizaram os seus protagonistas. O projecto (DES)ENQUADRADO acaba por ser uma homenagem às grandes figuras do teatro
mundial, como Hamlet do distante Reino da Dinamarca, mas não só: É também sobre
aqueles que por momentos foram actores, como o senhor Renato de Paço de Arcos,
utente da Coração Amarelo.
“O projecto (Des)enquadrado feito em parceria com o Teatro Bastardo trouxe à delegação de Oeiras da Associação Coração Amarelo uma lufada de ar fresco que todos, voluntários e utentes, precisávamos. Feito durante a pandemia, este projeto teve vários desafios: o transporte dos utentes aos diversos locais de provas e de sessões fotográficas, todos os processos de maquilhagem, o vestir as personagens, não só literalmente mas também culturalmente, e tudo isto sem nunca esquecer o uso de máscara, lavagem de mãos e respetivo distanciamento social.
O sucesso deste projeto estará ainda por apurar, dado que falta a última etapa: a instalação fotográfica. Pela nossa parte podemos desde já dizer que foi uma vitória. Uma vitória contra a solidão, o isolamento, o medo, a pandemia. Os nossos utentes experimentaram momentos de tensão, por vezes momentos de desconforto, muitos momentos de descontração, momentos de amizade, carinho e respeito, mas sobretudo momentos que ficarão guardados nas suas memórias. Estes momentos foram vividos junto de jovens que souberam chegar até eles e lhes disseram, não por palavras mas por atos, que “A vida tem que ser vivida” e que “O mais importante é saber vivê–la”.”
A Associação Coração Amarelo é uma IPSS fundada no ano de 2000 por um grupo de mulheres que tem vindo a crescer desde aí. Conta atualmente com cerca de 700 voluntários/as a nível nacional, inscritos em sete delegações em pleno funcionamento. O trabalho desta associação assenta na dedicação dos seus voluntários e tem por missão o apoio a pessoas em situação de solidão ou dependência contribuindo com o seu afecto, carinho e atenção aos mais velhos. A importância desta associação é hoje reconhecida pelo trabalho meritório no concelho ao longo de quase 20 anos.
O TEATRO BASTARDO é uma companhia de teatro profissional que está desde 2019 no Concelho de Oeiras e que tem vindo a pensar projectos que pretendem integrar
o teatro na vida da sociedade, acrescentando–lhe valor artístico e contribuindo para o
desenvolvimento da comunidade.