Não se esqueça que tem apenas até ao próximo dia 25 de fevereiro, sexta-feira, para validar as suas faturas e as dos seus dependentes e assim poder beneficiar das deduções no IRS de 2021.
Para o fazer, deve aceder ao e-Fatura, escolher a opção “despesas dedutíveis IRS” e depois clicar em “consumidor”. Depois deve inserir o seu número de contribuinte e palavra-passe de acesso ao Portal das Finanças para aceder.
No caso de existirem faturas para validar, aparecerá uma mensagem com essa informação e só tem de clicar em “complementar informação faturas”.
Há vários motivos para que as faturas fiquem a aguardar esta validação, sendo um deles o facto de existirem empresas com vários códigos de atividade económica (CAE) junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) o que impede o sistema informático de as classificar como sendo de educação, saúde, restauração ou despesa geral familiar, entre outras possibilidades.
Por esse motivo, deverá ser o contribuinte a associar essas faturas à tipologia de dedução no IRS correspondente.
Tem ainda a possibilidade de registar novas faturas manualmente, basta ir ao menu Faturas e clicar em “Consumidor”, depois “Registar Faturas”.