Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta segunda-feira pode esperar um dia com tempo quente, mas prevê-se uma ligeira descida de temperatura.
Segundo os especialistas, esta tendência deve manter-se ao longo da semana, estando por isso prevista uma descida gradual dos valores de temperatura para os próximos dias, em especial da máxima, adianta a MultiNews.
No Algarve, contudo, ainda poderão persistir os valores elevados dos últimos dias entre hoje e amanhã. Segundo o IPMA, Faro ainda pode chegar hoje aos 40 graus, contudo, quarta-feira já não deve passar dos 29 e deve terminar a semana com máxima de 32 graus.
Esta segunda-feira, poderá contar com céu estará geralmente limpo, vento a soprar fraco a moderado, podendo ser de moderado a forte nas regiões do litoral oeste e nas terras altas durante a tarde. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 13 graus Celsius (em Bragança, Porto e Leiria) e os 24 (em Faro) e as máximas entre os 24 (em Aveiro) e os 40 (em Faro).
Para amanhã, a previsão é ainda de céu limpo,mas com uma descida da temperatura em relação a hoje. O vento soprará de fraco a moderado do quadrante norte, sendo moderado a forte de noroeste no litoral oeste durante a tarde.
Mais de 90 concelhos em risco máximo de incêndio
Mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real estão esta segunda-feira em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Existem ainda vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio.
O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até quinta-feira.
Por causa do tempo quente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou sob aviso laranja o distrito de Faro até às 18h00 de hoje e os distritos de Beja, Évora, Castelo Branco, Portalegre, Guarda, Bragança, Vila Real e Braga estão sob aviso amarelo também devido ao tempo quente até às 18h00 de hoje.
Também devido ao tempo quente, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou as regiões montanhosas da ilha da Madeira sob aviso vermelho até às 18h00 de terça-feira e as costas sul e norte da Madeira e o Porto Santo encontram-se sob aviso laranja devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima até terça-feira.