No passado dia 10 de setembro realizou-se, na Culturgest, a cerimónia ‘VIH em Portugal – 40 anos’, que contou com a presença da Vereadora, Teresa Bacelar. Na ocasião, foram reconhecidas personalidades e entidades que, ao longo destes 40 anos, se distinguiram pelo seu contributo no combate a este vírus, tanto na área da investigação biomédica como na luta contra o preconceito e a discriminação.
Esta iniciativa integra o programa de atividades organizada pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para as Infeções Sexualmente Transmissíveis e Infeção pelo VIH, com o objetivo de alertar para uma situação que, apesar dos grandes avanços, continua a ser relevante, com mais de mil novos casos por ano e uma taxa de diagnósticos tardios superior à média europeia.
Recorda-se que o Município de Oeiras assumiu um compromisso com o Movimento Fast Track Cities para erradicar a epidemia de VIH/SIDA, tendo subscrito a Declaração de Paris e comprometendo-se a implementar medidas ambiciosas até 2030. Este compromisso inclui a adesão ao projeto ‘Diagnosticar Precocemente na Linha de Cascais e Oeiras’, uma parceria com a SER +- Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à SIDA. Este projeto, financiado pela Direção-Geral da Saúde, é realizado através de uma Unidade Móvel que se desloca a locais estratégicos do concelho.
No mesmo âmbito, o Município de Oeiras disponibiliza, em colaboração com a Associação Nacional de Farmácias, rastreios gratuitos para VIH e Hepatites Virais, com o objetivo de promover a deteção precoce de casos destas doenças, contribuindo para a meta de eliminar a epidemia de VIH/SIDA até 2030. Por meio de diversas iniciativas, o Município também tem promovido ações voltadas para a educação e sensibilização em saúde na comunidade. Destaca-se o Programa Nacional de Educação pelos Pares, promovido pela Fundação Portuguesa ‘A Comunidade Contra a SIDA’, que visa desenvolver ações e projetos focados na sensibilização, informação e educação preventiva sobre a infeção por VIH/SIDA e outras Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Por sua vez, o Programa ‘Eu Passo…’, da Associação PREVENIR, em parceria com o Município de Oeiras, tem como objetivo informar e prevenir comportamentos de risco entre os jovens, promovendo hábitos de vida saudáveis e a prevenção de doenças.
Estas iniciativas demonstram o compromisso contínuo do Município de Oeiras em promover a saúde pública e o bem-estar da sua comunidade, enfatizando a importância da atividade física, da deteção precoce de doenças e da educação para a saúde.