Trinta concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro estão esta quinta-feira sob risco muito elevado de incêndio, estando previsto um agravamento para os próximos dias, segundo adianta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Mais de 50 concelhos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Leiria, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança estão também em risco elevado de incêndio.
O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira devido à previsão de tempo quente.
Segundo as previsões do IPMA a partir de hoje e até domingo, haverá tempo quente em Portugal continental, fazendo aumentar o perigo de incêndio, apresentando valores mais elevados no interior Norte e Centro e no Algarve.
Esta subida dos valores de temperatura máxima, está condicionada por uma massa de ar quente associada a uma corrente de sul, resultando num aumento gradual de temperatura entre hoje e sábado, ocorrendo também o transporte de poeiras do norte de África, em níveis médios e altos da troposfera, que deverá afetar o território nos dias 20 e 21 [sexta-feira e sábado], com possibilidade de redução de visibilidade”, adverte o IPMA.
Sábado será, segundo o IPMA, o dia mais quente com temperaturas a variar entre os 25 e os 35 graus Celsius na generalidade do território e pontualmente poderão atingir-se valores de 35 a 38 graus nas regiões dos vales do Guadiana, Tejo e do Douro.
No que diz respeito às temperaturas mínimas, vão manter-se elevadas nas regiões do Sul e do interior Norte e Centro na ordem dos 18 aos 21 graus.
Segundo o IPMA, devido à aproximação de uma depressão à Península Ibérica a partir de sábado, há condições para instabilidade, em especial nas regiões do Norte e Centro, com a possibilidade de ocorrência de aguaceiros, por vezes acompanhados de trovoada, e que em alguns locais poderá ser trovoada seca. Para domingo, espera-se uma descida significativa da temperatura máxima.