O custo de ambos os combustíveis volta a subir esta semana. O preço do gasóleo e da gasolina volta a agravar-se, desta vez em até cinco cêntimos por litro.
Segundo fontes do setor contactadas pela Executive Digest, “os preços de ambos os combustíveis voltaram a aumentar depois da passagem de ano, exclusivamente devido à subida da taxa de CO2 (cerca de 3,5 cêntimos com IVA) e ao aumento da incorporação de biocombustíveis, de 7% para 10% (tendo um impacto de até 1,5 cêntimos por litro)”.
As subidas registaram-se nas bombas das principais gasolineiras, mas os postos dos hipermercados seguem a tendência e vão proceder à atualização dos preços já esta segunda-feira.
Com este aumento, o preço médio da gasolina 95 sobe para um valor médio de 1,601 euros por litro e a gasolina simples 95 aumenta para 1,588 euros. Nos gasóleos, o simples aumenta para 1,492 euros e o gasóleo aditivado vai subir para os 1,499 euros.
Os preços podem, contudo, variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.