Verão é sinónimo de férias para muitos portugueses. E é por essa razão que fonte oficial da task-force deixou o aviso de que quem já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 num determinado local, tem de tomar a segunda nesse mesmo sítio, pelo que se vai de férias, tenha em atenção as datas de toma das vacinas.
Fonte oficial da task-force de vacinação disse ao jornal ‘PÚBLICO’ que quem já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 num determinado local, tem de tomar a segunda nesse mesmo sítio. Estas declarações vão contra o que já tinha sido adiantado pelo almirante Gouveia e Melo, que na última audição parlamentar referiu que estava a ser estudada “uma nova metodologia”, que permitiria que o paciente pudesse vacinar-se fora da sua área de residência, quando, por exemplo, estivessem de férias.
O PÚBLICO adianta que, contudo, por uma questão de “organização do processo”, a task-force manterá o método atual, ou seja, ambas as doses têm de ser administradas no mesmo local de vacinação.
Neste momento existem perto de 4,7 milhões de pessoas vacinadas em Portugal, estando perto dos três milhões o número de pessoas com vacinação completa. Isto significa que há agora 29% de portugueses totalmente vacinados e 46% com pelo menos uma dose da vacina.
Segundo o último semanal divulgado pela DGS, 4.688.551 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose e 2.947.718 já concluiu a sua vacinação contra o vírus SARS-CoV-2
Já foram administradas em Portugal 720.121 doses de vacinas, com 93% da população acima dos 80 anos totalmente imunizada, 59% na faixa etária dos 65-79 anos e 43% dos 50-64 anos.
Quanto aos mais jovens, há já 26% de pessoas entre os 25 e os 49 anos com pelo menos uma dose.