Depois das presenças, entre outros, de António Pedro Ferreira, Pauliana Valente Pimentel, Nikos Economopoulos, Mário Cruz, Vera Marmelo e David Gibson, é agora a vez de Vasco Trancoso apresentar o seu livro 99 e conversar com o público, partilhando a aventura que é (auto-)editar um livro de fotografia, numa sessão a não perder por todos os entusiastas da fotografia de rua… e não só.
Será no próximo dia 7 de março, pelas 16h00 no Palácio Anjos, em Algés. A entrada é livre, com livro à venda e sessão de autógrafos. Apresentação do livro 99, conversa conduzida por Fidalgo Pedrosa.
Do livro 99, com ensaio de David Gibson e posfácio de Paulo Abrantes, o fotógrafo britânico Matt Stuart disse ter sido uma “surpresa agradável (…) um livro muito bem produzido, com (99) maravilhosas fotografias a cores. Uma mistura de Cristóbal Hara, Alex Webb e Costa Manos, num só! (…). Magnífico trabalho.”
INFORMAÇÕES
foto30dias@cm-oeiras.pt
Vasco Trancoso nasceu em Lisboa e, desde 1983, vive nas Caldas da Rainha. Foi Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha entre 1999 e 2009. É médico gastrenterologista e, após a reforma, retomou uma velha paixão adormecida: a fotografia. Depois de um primeiro momento com imagens contemplativas de paisagens decidiu, no final de 2014, começar a fazer fotografia em locais públicos. Uma escolha intencional e planeada de um novo modo de vida. Durante 2015/2016, a sua “voz” fotográfica mudou e o seu trabalho passou a ser a “cores” – utilizando uma câmera compacta. As fotografias que apresenta neste livro foram feitas, essencialmente, na cidade onde vive, nas ruas de Óbidos e na Foz do Arelho. A decisão de editar este livro é consequência da noção que as fotografias só atingem o seu estádio final quando impressas – sentidas com as nossas mãos na textura do papel – e não apenas apreciadas de modo efémero através de ecrãs retro iluminados.
www.facebook.com/vasco.trancoso | www.instagram.com/trancosovasco