Mais de 250 pessoas aceitaram o convite do Município de Oeiras para participar na visita guiada à Quinta de Recreio dos Marqueses de Pombal, neste domingo, dia 24 de setembro.
Esta foi uma oportunidade de verificar, guiados pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado por técnicos municipais, a evolução da recuperação patrimonial e paisagística em curso.
“Esta quinta é uma joia para os oeirenses e para o país, sendo considerada uma das melhores quintas de recreio do século XVIII em toda a Europa”, observou o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. “O nosso propósito é devolvê-la aos cidadãos, após a sua recuperação, o mais parecida com aquilo que era no tempo do Marquês de Pombal”, completou.
Depois de intervir junto aos sucessivos governos, desde a década de 90, reivindicando a necessidade de se intervir na recuperação desse património, que se encontrava ao abandono, em 2019 consumou-se um acordo com o Governo no sentido de a Câmara Municipal de Oeiras assumir a responsabilidade desta recuperação.
Ao longo da visita, foi possível verificar as intervenções na Casa da Pesca e Cascata do Taveira, Casa do Bicho da Seda e Fonte do Ouro, apresentadas por alguns dos muitos intervenientes envolvidos nos trabalhos de recuperação.