A 66ª edição da World Press Photo estará patente no Parque dos Poetas, com acesso pelo Templo da Poesia. As fotografias vencedoras estarão expostas na Alameda do Parque dos Poetas, junto ao Anfiteatro Almeida Garrett, até ao dia 20 de janeiro, de segunda a domingo, das 10h às 20h (de 21 de dezembro a 20 de janeiro), com entrada gratuita. A inauguração desta exposição terá lugar no dia 21 de dezembro, pelas 15h30.
Mais uma vez, a mais prestigiada newsmagazine do País, a revista Visão, que tem a fotografia no seu ADN, traz a Portugal a maior exposição de fotojornalismo do mundo: World Press Photo. A edição de 2023 é inaugurada dia 21 de dezembro e, pela terceira vez em parceria com o Município de Oeiras, chega ao emblemático espaço ao ar livre, o Parque dos Poetas.
Criado em 1955 pela organização homónima e sem fins lucrativos, o concurso World Press Photo premeia, anualmente, fotografias que dão a conhecer ao público questões e momentos cruciais e fraturantes, que marcam a atualidade de povos e de sociedades em todo o mundo e que se repercutem além-fronteiras, com consequências à escala global.
Workshops:
Aos sábados, entre as 15h30 e as 17h30, em paralelo com a exposição, o público poderá participar em três workshops de fotografia, ministrados por fotógrafos e fotojornalistas de renome. As inscrições são gratuitas e poderão ser efetuadas através deste link, ou no dia em que decorrerá o workshop, a partir das 14h30, no Templo da Poesia. As inscrições estão limitadas à capacidade da sala onde se realizará a iniciativa.
6 de janeiro
– Fotografia de retrato, com Arlindo Camacho, fotógrafo e colaborador da VISÃO e PRIMA
13 de janeiro
– Fotografia de viagem – África de bicicleta, com Daniel Rodrigues, fotógrafo premiado na World Press Photo em 2015
20 de janeiro
– A mulher na fotografia, com Lucília Monteiro repórter fotográfica da VISÃO.
Exposição World Press Photo 2023
Desde 1955, o concurso anual World Press Photo tem reconhecido fotógrafos profissionais pelas suas melhores fotografias – apresentadas como singles ou como histórias, em oito categorias –, que contribuíram para o jornalismo visual do passado ano.
Para esta edição, o concurso recebeu 3 752 fotógrafos de 127 países, havendo 60 448 imagens inscritas. Um júri independente, formado por 31 membros qualificados e oriundos de todo o mundo, escolheu os vencedores de cada lista de finalistas regionais, bem como os vencedores gerais de cada categoria. Em 2023, além das seis menções honrosas, foram premiados 30 fotógrafos de 23 países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Arménia, Austrália, Bélgica, China, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos da América, Equador, Egito, Filipinas, França, Grécia, Irão, Itália, Marrocos, México, Myanmar, Peru, Ucrânia, Venezuela.
Esta equipa, altamente qualificada, avaliou e percebeu o contexto social, político e cultural por detrás de cada imagem, todas elas representando grandes momentos noticiosos, ignorados pelos principais meios de comunicação social em 2022. A presente exposição reúne, portanto, as fotografias e as reportagens fotográficas mais extraordinárias, que foram apresentadas a Concurso World Press Photo. Obtidas a partir de mais de 60 mil inscrições, as fotografias expostas e selecionadas são oriundas de seis regiões globais: África, Ásia, Europa, América do Norte e Central, América do Sul e Sudeste Asiático-Oceânia. Os trabalhos vencedores chamam a atenção para algumas das questões mais prementes de 2022, nomeadamente crise climática, comunidade, impacto da guerra nos cidadãos civis, e, ainda, para a importância do fotojornalismo no contexto atual.
Por forma a promover uma maior compreensão e consciência, bem como reforçar a necessidade da liberdade de Imprensa, o World Press Photo partilha estas histórias com os públicos de todo o mundo.
Vencedores do concurso World Press Photo 2023
Dos 24 vencedores regionais, o júri selecionou quatro vencedores globais para: Fotografia do Ano da World Press Photo, História do Ano da World Press Photo, Projeto de Longo Prazo da World Press Photo e o Formato Aberto da World Press Photo.
Mariupol Maternity Hospital Airstrike, de Evgeniy Maloletka, para Associated Press, ganhou na categoria Fotografia do Ano.
The Price of Peace in Afghanistan, de Mads Nissen, para Politiken/Panos Pictures, foi a vencedora na categoria de História do Ano.
Battered Waters, de Anush Babajanyan, para VII Photo/National Geographic Society, venceu o Projeto de Longo Prazo.
Here, The Doors Don’t Know Me, de Mohamed Mahdy, recebeu o prémio na categoria de Formato Aberto.
Tour da Exposição de 2023
As fotografias e as histórias premiadas são apresentadas na exposição, que percorrerá o mundo, ao longo do ano. O World Press Photo trabalha em prol da liberdade de Imprensa, exibindo alguns dos melhores trabalhos de fotojornalismo e de fotografia documental, apoiando fotógrafos e levando a literacia visual a um público mais amplo.
#wppoeiras2023
Sobre a Fundação World Press Photo
A Fundação World Press Photo é uma plataforma global, que junta profissionais e públicos através do jornalismo visual e de uma narrativa fiel, e foi fundada em 1955, quando um grupo de fotógrafos holandeses organizou um concurso (World Press Photo) para expor o seu trabalho a um público internacional. Desde então, a missão expandiu-se. Os concursos cresceram e tornaram-se as competições com mais prestígio no mundo, premiando o melhor do jornalismo visual e da narrativa digital. É através do programa de exposições mundial que apresentamos, a milhões de pessoas, as histórias que fazem a diferença. A Fundação World Press Photo é uma organização criativa, independente e sem fins lucrativos, com sede em Amesterdão, na Holanda.
Para mais informações, visite worldpressphoto.org ou siga-nos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.
Inscreva-se através do link de inscrição ou, em alternativa, no próprio dia a partir das 14h30, no Templo da Poesia (lugares limitados à capacidade da sala).