A coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker, que fundou e dirige a companhia Rosas, em Bruxelas, é a mais recente figura a fazer parte da Comissão de Honra de Oeiras27, a candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura em 2027.
Anne Teresa De Keersmaeker tem trabalhado em bailado, mas também em teatro, ópera, filmes e vídeo, percorrendo diversos géneros musicais como base do seu trabalho, centrado na dança contemporânea. Ao longo da sua carreira tem recebido numerosos prémios e distinções, sendo uma das mais importantes coreógrafas europeias em atividade.
Anne Teresa De Keersmaeker trabalhou em Portugal com a Companhia Nacional de Bailado, para a qual coreografou “The Lisbon Piece” e apresentou obras suas em palcos portugueses várias vezes.
A Comissão de Honra de Oeiras27 é presidida por António Ramalho Eanes e integra ainda nomes como António Saraiva, Elvira Fortunato, Eunice Muñoz, Francisco Pinto Balsemão, Marcelino Sambé, Maria Bethânia, Philippe Starck, Rosa Mota e Ruy de Carvalho.