16.1 C
Oeiras Municipality
Sex 10 Janeiro 2025
Inicio Ciência Clube de Ciência Viva de Oeiras partilha projeto “Árvore de Carbono” no...

Clube de Ciência Viva de Oeiras partilha projeto “Árvore de Carbono” no NOS Alive

O Clube de Ciência Viva da Escola Sebastião e Silva, em Oeiras, foi recebido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência, no seu stand do NOS Alive, para a divulgação do projeto “Árvore de Carbono”. A iniciativa decorreu no âmbito do programa Ciência + Cidadã, uma parceria entre o Município de Oeiras, o IGC e o ITQB NOVA.


Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) recebeu, no seu stand do NOS Alive, os estudantes Miguel Silva e Mário Vilas, em representação do Clube de Ciência Viva da Escola Sebastião e Silva, em Oeiras, para divulgar o Projeto “Árvore de Carbono”.

O projeto “Árvore de Carbono” materializa-se através da construção de estações de monitorização da qualidade do ar, de baixo custo e que são utilizadas para a investigação de questões ambientais e de saúde pública.

Segundo Maria João Leão, atual Coordenadora do Programa Ciência + Cidadã, “esta foi uma excelente oportunidade para os alunos que desenvolveram o Projeto “Árvore de Carbono” poderem trocar experiências com os muitos cientistas do IGC, de diferentes áreas e nacionalidades, e com o público multigeracional que visitou o stand do IGC no NOS Alive”.


As estações são equipadas com vários sensores vocacionados para diferentes poluentes atmosféricos (monóxido de carbono, dióxido de nitrogénio, entre outros) e também para dióxido de carbono, um gás de estufa.

O principal objetivo do projeto é capacitar os jovens e os cidadãos a pensar criticamente sobre um problema muito presente no nosso quotidiano – a poluição atmosférica.

A recolha e análise de dados decorrente deste projeto permite a identificação de problemas nas suas comunidades relacionados com a qualidade do ar e a formulação de soluções ao nível comportamental, da sociedade e de políticas públicas.

O Projeto foi desenvolvido por Raquel Gomes no âmbito do Programa Ciência + Cidadã com a colaboração da Professora Cristina Pinho da Escola Secundária Sebastião e Silva e da empresa INOVLABS. Esta iniciativa insere-se no programa Ciência + Cidadã, uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras, o IGC e o Instituto de Tecnologia Química e Biologia – António Xavier, da Universidade Nova de Lisboa (ITQB NOVA) para envolver a comunidade de Oeiras na construção da ciência em torno de um futuro saudável e sustentável.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Madeira lança programa pioneiro de longevidade e inovação cardiovascular em colaboração com a Novartis

No Dia Nacional do Doente Coronário, a Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil da Região Autónoma da Madeira anuncia a colaboração com a...

‘Conta-me a História’ – Visitas Orientadas e Visitas Encenadas aos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal

As visitas orientadas e encenadas ao Jardim do Palácio Marquês de Pombal estão de volta! O programa oferece duas formas únicas de explorar este...

ISQ promove Workshop “Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética do Parque Edificado”

O ISQ - Instituto de Soldadura e Qualidade, promove no próximo dia 15 de janeiro, o Workshop "Políticas Públicas para impulsionar a Renovação Energética...

Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’ – Apresentação livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’

A Tertúlia ‘Atenção Aos Outros’, coordenada por Manuel Barão da Cunha, será dedicada à apresentação do livro ‘Guiné, Bilhete de Identidade’, com a presença...

Comentários Recentes