Madeira, grupo oriental dos Açores e continente com risco muito elevado de radiação UV
A Madeira, o grupo oriental dos Açores e 16 dos 18 distritos de Portugal continental estão hoje sob um risco muito elevado de exposição à radiação ultravioleta (UV).
Os distritos de Viana do Castelo e Braga apresentam um risco elevado, tal como os grupos central e ocidental dos Açores, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao sol.
Para as regiões com risco elevado, aconselha o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t’shirt’ e protetor solar.
Concelhos do interior Norte e Centro e do Algarve em risco máximo de incêndio
Cerca de 30 concelhos do interior Norte e Centro e da região ao Algarve apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Em risco máximo estão concelhos dos distritos de Bragança, Castelo Branco, Santarém e Faro.
Mais de 50 outros municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Portalegre, Beja e Faro apresentam um risco muito elevado e em risco elevado encontra-se toda a região do Alentejo e mais cerca de 40 outros municípios dos distritos de Vila Real, Porto, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Lisboa e Faro.
O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, consoante a região.