A Segurança Social deixou um alerta para a ocorrência de burlas por falsos fiscais. Segundo o Executive Digest, estas ocorrências têm acontecido sobretudo nas aldeias ou em zonas mais isoladas.
Burlões que fingem ser funcionários da Segurança Social, dizem aos cidadãos que foram “multados” levando-os a mostrarem o dinheiro que têm nas suas habitações ou até mesmo a fazer levantamentos de Multibanco, para pagamento dos valores em dívida.
O comunicado de alerta da Segurança Social acrescenta ainda que outro tipo de burla é ”os indivíduos iludem os cidadãos sobre existência de prémios e, alegando falsos pretextos para entrega do valor em causa, induzem as pessoas a mostrar o dinheiro de que dispõem nas suas habitações para visualizarem o número de série das notas, como condição para atribuição do mesmo”.
Segundo a Segurança Social, esta entidade não atribuir nenhum tipo de prémio ou gratificação, acrescentando que os seus funcionários não se dirigem a casa das pessoas para fazer qualquer tipo de solicitação ou cobrança de dinheiro. A mesma nota alerta a população para, caso ocorra algum caso igual ou semelhante aos apresentados, entrar de imediato em contacto com as autoridades.