O SNS 24 vai manter a linha de aconselhamento psicológico criada no início da pandemia, a anunciou que este serviço passa também a ser disponibilizado em inglês.
Dado o número de chamas que a linha continua a receber, “esta linha vai-se manter porque tem provado a sua mais-valia”.
Segundo o presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), citado pela MultiNews ”Ela foi criada em contexto de pandemia, muito associada à necessidade de dar um acompanhamento às pessoas mais na fase inicial da pandemia”, e recebe, em média, cerca de 200 chamadas diárias. Segundo Luís Goes Pinheiro, este serviço constitui uma “mais-valia em todos os contextos” e é “útil aos portugueses e aos residentes em Portugal”.
Segundo a MultiNews, desde que foi criada, a 1 de abril de 2020, a linha de aconselhamento psicológico do SNS 24 já atendeu mais de 150 mil pessoas e, a partir de hoje, está também disponível em língua inglesa, justificando-se com a procura crescente dos serviços do SNS 24 que já existiam em inglês, como a triagem, mas também pelo facto de Portugal estar a receber cidadãos ucranianos e estrangeiros residentes naquele país, devido à guerra.
“Em 2021, tivemos cerca de 85 mil chamadas em que o utente procurou ser atendido em inglês na área da triagem e este ano já vamos quase em 50 mil”, explicou o responsável dos SPMS.
Segundo referiu, este serviço em língua inglesa pode ser também “uma grande mais-valia” para as pessoas que chegam a Portugal oriundas da Ucrânia, tendo em conta que a linha de aconselhamento psicológico atende pessoas com sintomatologia associada à ansiedade, à depressão e adaptação a situações de crise.
De acordo com os dados mais recentes do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), Portugal aceitou mais de 31 mil pedidos de proteção temporária de cidadãos ucranianos e estrangeiros residentes naquele país. Entre os mais de 31 mil pedidos de proteção temporária, 21.220 correspondem a mulheres e 10.323 são homens, havendo 11.024 menores.