O Herbário sediado no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, IP (INIAV), em Oeiras, possui uma das coleções de plantas mais importantes em Portugal Continental e dos Açores, composta por cerca de 190 000 exemplares.
O Herbário do INIAV, sediado na Quinta do Marquês, em Oeiras, é um dos mais importantes repositórios de exemplares de plantas a nível mundial e possui uma das coleções de plantas vasculares mais notórios em Portugal, com mais de 190 000 exemplares. Este herbário integra um registo mundial – nos Index Herbariorum e Index Fundorum -, que comporta cerca de 3 000 coleções organizadas e aproximadamente 380 milhões de exemplares de plantas.
Muitos dos exemplares das plantas apresentadas no herbário do INIAV e em outros repositórios mundiais foram colhidas há décadas e algumas há séculos, em períodos anteriores à descoberta do ADN e do seu potencial filogenético. A existência destes exemplares constituem um precioso acervo de informação disponível para botânicos em Portugal e a nível mundial, cujo potencial aumenta com os avanços da ciência e tecnologia.
Um dos mais importantes pioneiros da ciência da vegetação em Portugal é António Rodrigo Pinto da Silva, agrónomo e taxonomista a quem o herbário presta homenagem. De entre os espécimes que António Silva recolheu, inclui-se milhares de plantas nunca antes descritas –, destaca-se uma delas, a Silene rothmaleri, uma espécie endémica do Cabo de São Vicente no Algarve, recolhida em 1945.