14 C
Oeiras Municipality
Dom 22 Dezembro 2024
Inicio Saúde CoronaVirus Covid-19. Apenas 8% da população elegível foi vacinada com a 4ª dose

Covid-19. Apenas 8% da população elegível foi vacinada com a 4ª dose

Apenas 8% da população elegível foi vacinada com a quarta dose de reforço contra a Covid-19, fisou esta quinta-feira o coordenador do Núcleo de Apoio ao Ministério da Saúde, coronel Penha Gonçalves.

O coronel Penha Gonçalves sustentou que, apesar da “baixa adesão”, a campanha “está a ganhar a velocidade de cruzeiro que se pretende”. “Os picos vão aparecer e é preciso prevenir agora, em dezembro será muito tarde”, frisou .

Segundo adianta o Diário de Notícias, são elegíveis cidadãos com 60 ou mais anos, pessoas com outras patologias, independentemente da idade, e profissionais de risco.“Pretendemos oferecer a todas as pessoas acima dos 60 anos e às que integram os grupos de risco a oportunidade de serem vacinadas contra a covid antes do Natal, o que perfaz um grupo de três milhões”, explicou o responsável.

Segundo o coronel Penha Gonçalves, houve um grande esforço para se começar mais cedo a proteção da população, com vacinas adaptadas às novas variantes, já que em Portugal há sempre um pico ligeiro em novembro, antes do Natal, e depois outro mais forte em janeiro e fevereiro. “E é agora que temos de ganhar proteção para esse horizonte temporal. Por isso, é muito importante que as pessoas percebam que este é o momento de se vacinarem – e não de adiarem este processo”, revelou.

“O nosso objetivo é conseguir vacinar cerca de 30 mil pessoas por dia e isso já começou a acontecer esta semana”, frisou. O responsável lembra que “o vírus da Covid-19, e o da gripe também, continuam a circular na comunidade, não se foram embora. E a melhor maneira para se conviver com eles e tentar-se ter uma vida o mais normal possível é aderir à vacinação. Esta é a grande arma de proteção que continuamos a ter”.

“É provável que os picos de infeções voltem a acontecer e a grande vantagem da vacinação é não termos problemas tão graves como teríamos se não estivéssemos vacinados. É preciso que as pessoas não o esqueçam. Uma pessoa vacinada não tem sintomas graves, não vai ao hospital e não morre. É disto que a vacina nos protege”, finalizou.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

SIMAS Oeiras e Amadora promoveu entrega de cabazes de Natal aos seus colaboradores

No dia 17 de dezembro de 2024, o Conselho de Administração dos SIMAS promoveu a entrega anual de cabazes de Natal, espalhando alegria e...

Oeiras Vegan Market regressa ao Jardim Municipal de Oeiras

Celebre o espírito natalício de forma consciente e sustentável no Oeiras Vegan Market, a 22 de dezembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal...

Em dezembro também há xadrez na Fábrica da Pólvora

Dezembro também é um mês marcado pelo xadrez, com a realização de torneios no dia 22 de dezembro, na Fábrica da Pólvora. A iniciativa, organizada...

Requalificação da Ribeira de Algés

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, anunciou que o Município e o Ministério do Ambiente chegaram a acordo para se avançar...

Comentários Recentes