Registou-se esta segunda-feira um novo sismo, de magnitude 5.6, no sul da Turquia. O sismo registado na cidade de Ysilyurt, na província de Malatya, provocou uma morte, feriu 69 pessoas e destruiu vários edifícios.
Três semanas após o tremor de terra que devastou a região, o departamento governamental turco para situações de emergência (AFAD), através do seu responsável, Sezer disse que mais de vinte edifícios colapsaram na sequência deste tremor de terra.
O autarca da cidade de Yesilyurt, Mehmet Cinar, disse à estação de televisão Haberturk que “o pai e uma filha” ficaram “encurralados nos escombros de um edifício de quatro andares” depois de entrarem o prédio na tentativa de recolherem alguns pertences.
Segundo aquele canal televisivo, as equipas de socorro estão neste momento a operar em parques de estacionamento automóvel de dois edifícios de apartamentos que ficaram danificados.
A cidade de Malatya é uma das onze províncias da Turquia atingidas pelo tremor de terra que devastou partes do sul do território turco e o norte da Síria no passado dia 06 de fevereiro.
O tremor de terra do princípio do mês (7.8 de magnitude) fez pelo menos 48 mil mortos nos dois países tendo provocado danos em 173 mil edificações na Turquia.
Hoje, o Governo e o AFAD apelaram à população para não tentar entrar nos edifícios danificados devido ao risco de réplicas.