Em novembro de 2022 a CERCIOEIRAS assumiu a coordenação do projeto ERASMUS+ All Sustainable – Tod@s Sustentáveis, que visa Capacitar as Pessoas com Deficiência Intelectual (PDI) a serem cidadãos ativos e sustentáveis nas suas vidas diárias.
De 42 projetos submetidos à Agência Nacional, no programa Educação de Adultos, apenas 3 projetos tiveram a aprovação final e a CERCIOEIRAS foi a única selecionada com um projeto dedicado à área da Deficiência. O projeto é Co-Financiado pelo programa Erasmus+ da Comissão Europeia e conta com os seguintes parceiros europeus:
- AMICA (Espanha)
- ASOC COPAVA COORDINADORA DE RECURSOS DE ATENCIÓN A PERSONAS CON DIVERSIDAD FUNCIONAL INTELECTUAL DE LA COMUNIDAD VALENCIANA (Espanha)
- INESC ID – INSTITUTO DE ENGENHARIADE SISTEMAS E COMPUTADORES, INVESTIGACAO E DESENVOLVIMENTO EM LISBOA (Portugal)
- ASSOCIAZIONE ITALIANA PERL ASSISTENZA AGLI SPASTICI PROVINCIA DI BOLOGNA (Itália)
- Asociatia Langdon Down Oltenia Centrul Educational Teodora (Roménia)
Para desenvolver a metodologia do projeto já aconteceram dois encontros transnacionais entre os parceiros: o primeiro foi organizado pela CERCIOEIRAS de 20 a 21 de janeiro (em Oeiras); o segundo aconteceu em Bolonha-Itália, nos dias 21 e 22 de junho, organizado pela AIAS. Até ao 2º encontro, os parceiros estão a responder aos seguintes objetivos do projeto: Projetar e desenvolver uma Metodologia de Treino Baseada em Jogos Sérios Digitais para aumentar a aquisição de competências de sustentabilidade das PID e posterior transferência para os seus contextos de vida independente.
Identificar os principais aspetos e ferramentas necessárias para o sucesso da conceção e implementação do SGBTM em ambiente digital, considerando as especificidades de cada país e do público-alvo.
- Envolver as pessoas dos grupos-alvo num processo de cocriação para a definição do SGBTM.
- Projetar o SGBTM com base em saídas ou resultados das sessões de cocriação
- Desenvolver um Guia Metodológico, incluindo toda a informação relevante para a futura implementação do SGBTM em ambiente digital, traduzido para inglês e línguas nacionais
Para tal, foram desenvolvidas 5 sessões de cocriação envolvendo PDI, famílias e profissionais e que abordaram os seguintes temas:
- Características da sustentabilidade e vida independente;
- Jogos colaborativos versus jogos competitivos;
- Narrativa, cenário e personagens em jogos digitais;
- Regras, dinâmicas, progressão de jogo e elementos de gamificação em jogos digitais;
- Integração de recursos de acessibilidade cognitiva em jogos digitais.
Foram sessões muito participativas e que auxiliaram para o que a metodologia de treino deve contemplar e em que moldes o jogo digital deve ser desenvolvido, para melhor responder à aprendizagem e capacitação das PDI.
Agora o projeto entra na fase, de desenvolver o Jogo Digital, os materiais de treino para as PDI e os recursos para os profissionais.