‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos.
Durante o ano de 2024, as sessões de cinema, com entrada gratuita, decorrem aos domingos pelas 15h30.
Consulte aqui a brochura das Masterclasses até ao final do ano.
Como escreveu Lauro António, “Afirmar Alfred Hitchcock como “o mestre do suspense” é dizer muito pouco. Ele foi-o incontestavelmente, mas ao analisar globalmente a sua obra não se deve ficar com a ideia de que Hitch era um mero realizador de divertimentos macabros que empolgaram as plateias de todo o mundo. Alfred Hitchcock foi um dos grandes autores da história do cinema, por muito que ele procurasse aligeirar a concepção e repetisse amiudadas vezes que “Não passa de um filme!”.
Amplamente considerado um dos mais reverenciados e influentes cineastas de todos os tempos, Alfred Joseph Hitchcock (diretor e produtor cinematográfico britânico) foi eleito pelo The Telegraph o maior diretor da história da Grã-Bretanha e, pela Entertainment Weekly, o maior do cinema mundial.
A sua filmografia é das que maior coerência ostenta em toda a história do cinema. Hitchcock era homem de convicções fortes, de obsessões firmes, de temática constante, de um rigor formal e estilístico que assombram. Ainda hoje a maioria dos seus filmes não se deixou corromper por uma ruga, não envelheceu um minuto e mantém uma modernidade de olhar e de construção que espantam. Alfred Hitchcock abordou os assuntos do seu tempo, mas interessou-se sobretudo pela condição humana. O que é eterno.
Programação de fevereiro
4 fevereiro
‘Easy Virtue’
(1927) 80 minutos | mudo
com Isabel Jeans, Robin Irvine e Franklin Dyall
Larita Filton encontra-se envolvida num processo de divórcio escandaloso e no suicídio de um jovem artista. Ela foge para França para recomeçar outra vida, onde conhece John Whittaker. Depois de casados a família elitista de John descobre o passado de Larita.
11 fevereiro
‘Downhill’
(1927) 80 minutos | mudo
com Ivor Novello, Ben Webster e Norman McKinnel
O jovem Roddy Berwick é a estrela da equipa de rugby e lidera o grupo de colegas num internato britânico. Quando o seu grande amigo Tim Wakely vê a sua entrada na Universidade de Oxford ameaçada por um acidente, Roddy dá sua palavra e promete nunca o denunciar.
18 fevereiro
‘A Mulher do Lavrador’
‘The Farmers Wife’
(1928) 94 minutos
com Jameson Thomas, Lillian Hall-Davis e Gordon Harker
Após se tornar viúvo um agricultor decide casar-se novamente. Orgulhoso, acredita que todas as mulheres do pequeno lugar onde vive irão cair a seus pés, mas na verdade depara-se com o contrário: é rejeitado por todas as suas pretendentes. À medida que vai sendo humilhado pelas mulheres, o agricultor começa a perceber que sua empregada, Araminta, está apaixonada por si.
25 fevereiro
‘Champagne’
‘Champagne’
(1928) 86 minutos
com Betty Balfour, Jean Bradin e Gordon Harker
Betty é uma jovem rica e mimada que tem uma vida de luxo devido aos lucros da indústria de champanhe do pai. Para colocar um ponto final no comportamento da filha, o pai simula a falência da sua empresa.
Avenida Senhor Jesus dos Navegantes, Paço de Arcos
Domingos, 15h30
M/ 12 anos. Entrada gratuita, limitada aos lugares disponíveis
Entrega de senhas a partir das 15h. Máximo 2 por pessoa e válidas até ao início da sessão
Não se efetuam reservas. Não é permitida a entrada após o início da sessão
Programa sujeito a alterações
www.cm-oeiras.pt | carlos.pinto@oeiras.pt | Tel. 214408565