O iBET (Portugal) e o Nofima AS (Noruega) participam numa iniciativa bilateral financiada pela EEA Grants, intitulada ExtraSnack – Impacto do processo de extrusão nas propriedades relacionadas à saúde de um snack de ervilha e aveia.
O projeto tem como objetivo investigar as propriedades sanitárias de novos lanches à base de plantas, produzidos por tecnologia de extrusão usando amido de ervilha, proteína de ervilha e fibra de aveia.
Esses novos lanches à base de plantas podem desempenhar um papel importante em uma dieta vegetariana saudável, que precisa de uma composição equilibrada de aminoácidos e micronutrientes suficientes, como iodo, selênio de zinco e vitamina B12.
O papel do iBET no projeto é caracterizar os lanches produzidos pela Nofima AS em termos dos principais compostos bioativos (por exemplo, compostos fenólicos) e propriedades antioxidantes, com o objetivo de entender como o processo de extrusão afeta essas propriedades nutricionais dos lanches.
O projeto ExtraSnack durará um ano e incluirá várias reuniões de trabalho e conferências conjuntas entre Portugal e Noruega. Uma breve missão científica foi realizada por Cátia Carmo (cientista da Nofima AS) no iBET no início da iniciativa bilateral. Este estágio teve como foco a caracterização fenólica de petiscos à base de plantas, utilizando técnicas cromatográficas associadas à espectrometria de massa.
A iniciativa ExtraSnack é financiada pelo programa Bilateral Fund da EEA Grants 2014-2021. Este fundo apoia iniciativas destinadas a reforçar as relações entre Portugal e Islândia, Liechtenstein e Noruega.