A Câmara Municipal de Oeiras já aprovou o lançamento do concurso público para a empreitada de construção do “Quintalão, Parque Urbano de Algés”, um espaço municipal com cerca de 3.450m2 localizado na margem direita da Ribeira de Algés, onde se pretende recriar a memória local de produção agrícola, nomeadamente de intensa produção hortícola e frutícola, com novas referências para uma utilização que se quer mais atual.
Além de um núcleo de hortas urbanas com 12 talhões autónomos (para atribuição a moradores), o Quintalão incluirá um conjunto de árvores de fruto e uma grande área relvada para estada. As estruturas antigas mais significativas, nomeadamente o poço, o tanque e a nora serão recuperados. Prevista está também a execução do projeto de Regularização Fluvial da Ribeira de Algés, adjacente ao Quintalão, com a execução de um leito maior e um leito menor da Ribeira, a partir de bancadas de pedra.
O preço base do concurso do “Quintalão, Parque Urbano de Algés” é de €896.000,00 (+ IVA) e o prazo de execução de 210 dias.
Refira-se que o Quintalão faz parte de uma intervenção de maior dimensão designada Parque Urbano de Algés, com cerca de 17.000m2. Deste parque fazem parte os espaços que integram atualmente a UDRA – União Desportiva e Recreativa de Algés, onde já se encontra construído e requalificado o respetivo campo de futebol, nomeadamente ao nível de pavimentos e iluminação desportiva.
Nesta intervenção mais global insere-se o projeto de Regularização Fluvial do Troço a Céu Aberto da Ribeira de Algés.
As restantes áreas carecem de requalificação profunda, sendo a maioria destes espaços privados, pelo que nesta fase foi desenvolvido o Projeto para o Quintalão e a parte do projeto de Regularização Fluvial do Troço a Céu Aberto da Ribeira de Algés adjacente ao Quintalão.
Plano Geral do Projeto