15.8 C
Oeiras Municipality
Sáb 27 Abril 2024
Inicio Saúde CoronaVirus Especialista considera que Governo deve ponderar suspensão da próxima fase do desconfinamento

Especialista considera que Governo deve ponderar suspensão da próxima fase do desconfinamento

Carlos Antunes, professor da Faculdade de Ciências (FCL) da Universidade de Lisboa, afirmou em declarações ao Diário de Notícias (DN) que considera que o Governo deveria ponderar a suspensão da próxima fase do desconfinamento, que está prevista para o próximo dia 19 de abril.

Segundo as declarações do especialista, o R(t) (índice de transmissão) está a subir desde meados de fevereiro e sempre ao mesmo ritmo, uma centésima por dia, e o desconfinamento veio potenciar ainda mais essa subida, o que na opinião de Carlos Antunes, Portanto, já deveria estar a preocupar o Governo.

”As cautelas têm de ser tomadas agora e quem decide tem de pensar no que vai fazer, porque no dia 19, data para a terceira fase de desconfinamento, o R(t) já deve estar em 1.18”. Segundo o especialista, ”se não forem tomadas medidas a tempo, num ápice a multiplicação de casos que agora, de acordo com o nosso método, está a 21 dias passará para os 14 dias. E isto, sim, é preocupante”.

Carlos Antunes considera que o Governo deve ter em cima da mesa três cenários possíveis: ”Se se suspende a terceira fase do desconfinamento por uma ou duas semanas, se se abre todas as atividades ou não e até se se deve regredir nalgumas áreas que abriram”.

Esta terça-feira decorre a reunião do Infarmed, em Lisboa, onde vai ser avaliada a situação epidemiológica do país. ”Os dados que hoje vão ser apresentados anda não espelham o impacto da segunda fase do desconfinamento, o impacto da abertura das escolas dos 2.º e 3.º ciclos e das esplanadas. Este só vamos ficar a saber nesta semana e só serão confirmados pelos indicadores na próxima semana”, lembra.

”O R(t) está a subir diariamente. O valor reportado ontem pela DGS já está desatualizado, é de 5 de abril, portanto de há sete dias, já que a análise do INSA tem um atraso. Nesta segunda-feira já deve estar em 1,11, mas este valor só deve ser reportado pelo INSA no próximo relatório, no dia 17. Ou seja, e mais uma vez, quando chegarmos à próxima segunda-feira, dia 19, e se for tomada a decisão de se manter o calendário de desconfinamento, que prevê a reabertura dos ensinos secundário e universitário e dos restaurantes já teremos um R(t) muito superior (1.18)”, esclarece Carlos Antunes.

Segundo o responsável, existe a possibilidade de Portugal enfrentar uma quarta vaga, contudi, não nos níveis de intensidade da doença que se verificou em janeiro.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes