Os balcões “Nascer Cidadão”, já começaram a reabrir, depois de terem encerrado, em abril de 2020, devido à pandemia de Covid-19.
A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que adianta ainda que o serviço já se encontra ativo em 18 dos 48 balcões existentes, disponibilizando também um canal de videoconferência para a receção das declarações pelas conservatórias.
Os balcões “Nascer Cidadão” permitem o registo dos bebés na maternidade assim que nascem. A reabertura destes balcões, permite que os pais possam agora aceder a um canal de videoconferência nos hospitais, sendo que, do outro lado, estará um oficial para proceder ao registo de nascimento.
Os pais devem mostrar a sua identificação e, através do equipamento, fazer a “declaração verbal do nascimento do bebé”, explica o o Instituto de Registos e Notariado (IRN) em declarações ao Jornal de Notícias.
Segundo o Jornal de Notícias, vai continuar ativo o registo de nascimento online, lançado em abril do ano passado, devido à interrupção do serviço presencial.