Em 2022 voltou a realizar–se a competição internacional dos Olympic Hopes. Numa verdadeira correria de provas (cada atleta nacional participou em cinco categorias), Afonso Gaspar, do Clube do Mar Costa do Sol – CMCS, alcançou três finais A, ficando muito perto de subir ao pódio no K2 1000m, com um quarto lugar com sabor a terceiro.
A regata internacional dos Olympic Hopes 2022 decorreu em Bratislava, capital da Eslováquia, entre os dias 8 e 11 de Setembro. Numa competição a envolver atletas entre os 15 e os 17 anos, a comitiva nacional foi composta por 14 atletas, entre os quais a promessa Oeirense, Afonso Gaspar. A competir em K1 500m, K2 200m, K2 1000m, K4 200m e K2 500m, foram 4 dias duros e repletos de muitas provas para o atleta do CMCS.
O melhor desempenho do atleta Oeirense ocorreu na regata do K2 1000m, onde o terceiro lugar e a tão desejada medalha estiveram muito perto de serem alcançados. Apesar disso, o 4º lugar foi gratificante e teve o ligeiro sabor a medalha. Nas categorias K1 500m e K2 200m, Afonso Gaspar alcançou igualmente a Final A, com dois oitavos lugares.
Nas categorias de K4 200m e K4 500m não alcançou as finais, mas ambas as embarcações mostraram qualidade para regressarem mais fortes no próximo ano.
Com um foco e uma força extraordinários, os momentos difíceis foram ultrapassados com o máximo de esforço a cada a prova, com os momentos de celebração intensos e emotivos, vislumbrando a união e o estado de espírito forte e competitivo do atleta Afonso Gaspar e da restante equipa nacional.
O desempenho do atleta do Clube do Mar Costa do Sol – CMCS é motivo de orgulho para todos os companheiros e treinadores do clube, bem como para toda a estrutura diretiva.