O Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar 2022 realizou–se entre Viana do Castelo e Esposende, em Portugal. Na prova mais importante da época desportiva para os praticantes de Surfski de todo o mundo, este ano aberta à participação de todos os atletas portugueses a partir dos 15 anos, os atletas do Clube do Mar Costa do Sol – CMCS brilharam nas suas prestações, com duas medalhas perto de serem alcançadas.
O Campeonato do Mundo de Canoagem de Mar 2022 decorreu no norte de Portugal, entre Viana do Castelo e Esposende, na passada quinta–feira 6 de outubro. Ao longo de 20kms, o oceano atlântico revelou uma enchente de pessoas unidas pelo prazer do downwind e da prática da canoagem de mar.
Na verdadeira prova de fogo do Surfski, onde se reuniram atletas das diferentes partes do mundo, a FPC e a Nelo mostraram a capacidade portuguesa de organização de provas de grande prestígio internacional.
Portugal contou com duas equipas distintas. Uma oficial, com os melhores atletas de 2022 convocados para vestirem as cores nacionais no decorrer da prova. E outra, formada por todos os atletas portugueses apaixonados pela canoagem de mar, a partir dos 15 anos, que tiveram a oportunidade de livremente se inscreverem na prova internacional.
O Clube Oeirense contou com dois atletas convocados para a Seleção nacional, tendo tido mais seis atletas inscritos por determinação própria, em busca do melhor resultado possível. Francisco Dias e João Alves da Silva (SS1 Júnior), atletas representantes da seleção nacional, terminaram a prova no top–10, com um 5° e um 10° lugares, respetivamente.
Esta prova comprovou as grandes capacidades e a grande qualidade dos dois atletas, nomeadamente do atleta Francisco Dias, quando capacitado para competir com o barco em que se habituou a remar e com o qual fez toda a época e preparação das provas internacionais. O atleta Oeirense ficou perto de atingir o pódio, tendo sido o segundo melhor europeu da categoria.
Sara Sotero (SS1 Sub23 feminino) foi 4ª classificada na sua categoria, tendo realizado uma grande prova. A atleta de velocidade do CMCS, desta feita a competir no mar, fez um final de prova impressionante, garantindo o top–20 da geral feminina e um 4° lugar em Sub23, muito perto do 3° e, consequentemente, de uma medalha.
O treinador Rafael Faria e os atletas Gabriel Pires e Gonçalo Aires competiram na categoria de Sub23 masculino, terminando a regata nas 29ª, 30ª e 33ª posições, respetivamente.
No escalão dos 45 aos 49 anos, o treinador Henrique Marcelino foi 11° classificado, enquanto José Fernandes, no escalão dos 50 aos 54 anos, foi 24°.
Nas palavras da Presidente da Direção Vanina Chantal, “os resultados alcançados mostraram, mais uma vez, a força e o querer de treinadores e atletas do Clube do Mar Costa do Sol – CMCS, numa clara demonstração da qualidade do seu projeto desportivo”.