17 C
Oeiras Municipality
Qua 25 Dezembro 2024
Inicio Economia Clientes passam a sofrer redução de energia antes de lhes ser cortada...

Clientes passam a sofrer redução de energia antes de lhes ser cortada a luz

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou o Regulamento de Relações Comerciais (RRC) comum para a eletricidade e o gás, e uma das alterações do novo regulamento é a “possibilidade de reduzir a potência contratada, antes de se concretizar a interrupção de fornecimento”.

Deste modo, um cliente que tenha falhado o pagamento da conta da luz, fica sujeito a uma redução da potência contratada, tendo a oportunidade de regularizar o pagamento e evitar o corte da luz.

Em caso de interrupção no fornecimento de energia, o RRC passa a prever a suspensão da faturação dos encargos com o acesso às redes, o que, “além de permitir uma mais nivelada partilha de riscos entre os operadores de rede e os comercializadores, desonera os consumidores interrompidos do pagamento de encargos fixos”, esclarece a ERSE, citada pelo SAPO.

O novo regulamento fixa ainda um máximo de 12 meses, sem possibilidade de renovação automática, para a fidelização nos contratos com consumidores.

O RRC aplica-se em todo o território nacional, mas tem regras específicas para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

O RRC entra em vigor em 1 de janeiro, exceto no caso de algumas disposições relativas a deveres de comunicação de leituras dos contadores, que só são aplicáveis a partir de 01 de março do próximo ano, “para permitir a adaptação dos agentes envolvidos”, adianta o SAPO.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes