9.9 C
Oeiras Municipality
Dom 28 Abril 2024
Inicio Desporto Clube do Mar Costa do Sol – CMCS sagra-se Campeão Nacional de...

Clube do Mar Costa do Sol – CMCS sagra-se Campeão Nacional de Canoagem de Mar 2023

Decorreu, no passado sábado 9 de setembro, a IV e última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2023. Num dia memorável para o clube Oeirense, Vila do Conde vestiu-se de azul e amarelo na hora de levantar a taça dos Campeões. Numa prova com 22,21 kms, o CMCS conquistou ainda 5 medalhas: dois ouro, uma prata e dois bronzes, com duas embarcações a sagrarem-se campeãs nacionais, três embarcações vice-campeãs nacionais e duas embarcações a finalizarem na terceiro lugar do pódio.

No passado sábado, dia 9 de setembro de 2023, a praia do Titan, em Matosinhos, recebeu a concentração inicial e a largada da IV e última etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2023. Depois das águas açorianas (Ilha terceira – I etapa), das águas do algarve (Lagoa – II etapa), das águas do litoral alentejano (Vila Nova de Milfontes – III etapa), foi a vez das águas do Norte serem o palco da principal competição nacional de Canoagem de Mar. Numa prova com 22,21 kms, a meta situou-se na Marina de Vila do Conde, no distrito do Porto.

Sara Sotero, como nas demais etapas, voltou a triunfar no derradeiro desafio, alcançando o ouro na etapa e o seu merecido título de Campeã Nacional de Mar 2023 em SS1 Sénior Feminino.

A dupla Afonso Gaspar/André Sancho revelou-se uma vez mais a dupla sensação do campeonato, com mais uma vitória consistente e a respetiva medalha de ouro. Contudo, e derivado ao critério de desempate definido pela FPC, os atletas do Clube do Mar (empatados com outra embarcação na classificação geral) finalizaram o Campeonato Nacional de Mar em segundo lugar, sagrando-se vice-campeões em SS2 Júnior Masculino.

João Alves da Silva foi novamente segundo classificado na etapa, alcançando a prata e o vicecampeonato em SS1 Júnior Masculino. O atleta Oeirense subiu uma posição face à sua classificação final no Campeonato da época passada, de 2022, o que se mostra revelador da eficácia da preparação do atleta para a presente época, bem como da sua evolução.

Francisco Dias, até então Campeão Nacional de Mar Júnior 2022, foi terceiro na etapa, muito próximo dos dois primeiros, tendo conquistado igualmente o terceiro lugar da classificação geral do campeonato, neste que foi o seu primeiro ano enquanto Sénior, numa clara demonstração do atleta como parte da elite nacional da Canoagem de Mar e numa afirmação crescente como um dos melhores atletas nacionais de Canoagem de Mar na atualidade. Francisco Dias foi igualmente vicecampeã nacional na subcategoria de Sub23.

João Santos, também Sénior, terminou a etapa na 4ª posição, mas sem que isso deixasse de demonstrar a experiência e tranquilidade do atleta a percorrer as águas portuguesas. Sinal disso foi o seu lugar no classificação geral do campeonato, com o atleta do CMCS a subir ao segundo lugar do pódio, tornandose Vicecampeão Nacional de Mar 2023 naquela que é a maior das categorias da vertente de Mar da Canoagem, a categoria de SS1 Sénior Masculino.

Anderson Silva, desta vez a competir na categoria V1 absoluto, foi terceiro na etapa, conquistando o bronze.

Sara Faria, Sénior Feminina, enquanto Sub23 sagrouse Campeã Nacional de Mar, tendo finalizado a etapa na 6ª posição e o campeonato na sua categoria Sénior em 4°.

A OC6, que participa neste campeonato através da parceria com a Lisboa Vaa e formada por Sara Faria/Camilla Pinto/Bruno Raposo de Almeida/Fernando Rodrigues/Angelica Freitas/Pedro Pires da Silva apesar de não ter participado da presente etapa, somou pontos suficientes para também sorrir na bela cidade de Vila do Conde, ao conseguir alcançar o terceiro lugar do pódio na classificação geral do campeonato na sua categoria.

Os restantes atletas do CMCS obtiveram as seguintes classificações: Tomé Hamard (SS1 Sénior Masculino), 12°; Gabriel Pires (SS1 Sénior Masculino), 13°; Henrique Marcelino (SS1 Sénior Masculino), 19°; João Roboredo SS1 Sénior Masculino), 25°; Bruno Barracosa Pires (SS1 Júnior Masculino), 6°; Gonçalo Canhoto/Afonso Ferreira (SS2 Sénior Masculino), 14°.

Como já mencionado, o Clube do Mar Costa do Sol – CMCS sagrou-se Campeão Nacional de Canoagem de Mar 2023, este que é o primeiro título desde o hexacampeonato alcançado pelo clube entre 2014 e 2019. É de ressalvar que o CMCS continua a ser o clube com o maior recorde de vitórias consecutivas na prova, num total de 6 vitórias consecutivas.

Nas palavras da Presidente da Direção, Vanina Chantal, “O orgulho na conquista do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2023 é muito grande, e demonstra que a resiliência, o foco, a determinação, a persistência, o trabalho consistente e a dedicação ao mar dos nossos atletas e enquadramento técnico dos treinadores são realmente fatores fundamentais que fizeram a diferença neste campeonato e que nos permitiu alcançar o grande objetivo definido no início da época: reconquistar o Campeonato Nacional de Canoagem de Mar 2023. Agora é recuperar de todo o esforço e focar logo de seguida já em 2024, para alcançarmos o Bi-campeonato”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes