O programa Cogito 2022 começa a 21 de setembro e termina a 25 de novembro. São 10 semanas, 26 eventos e centenas de ideias que transformam. Os grandes desafios da humanidade estão, este ano, marcados pela energia. Com o drama da Ucrânia, a União Europeia deve procurar assegurar a sua independência energética. A boa notícia é que a Ciência está a trabalhar em múltiplas opções. Por isso o tema geral do Cogito 2022 é: «Tudo é Energia», a começar pelo pensamento.
Ao longo de 3 meses pode assistir ao vivo ou em formato online a várias iniciativas, desde sessões de masterclasses, à Academia Cogito, aos Laboratórios Cidadãos e da Criatividade, ao Fórum Cidadãos ou à Cidade Criativa. Toda a programação acontece no Aquário Vasco da Gama, na Cruz Quebrada, ou em instituições científicas de Oeiras a anunciar e também com transmissão online.
Os desafios energéticos da Humanidade vão estar em discussão todas as quintas-feiras, às 21h30, no Aquário Vasco da Gama – Janela Virtual para o Oceano, em formato presencial e com transmissão online.
MASTERCLASSES COGITO | Os desafios energéticos da Humanidade
Todas as quintas-feiras, às 21h30, no Aquário Vasco da Gama – Janela Virtual para o Oceano, em formato presencial e com transmissão online
10 novembro
- Observações sobre a morte na época da técnica, com José Bragança de Miranda, Ensaísta, NOVA FCSH
José Bragança de Miranda, ensaísta, é o convidado desta sessão. É doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com agregação em «Teoria da Cultura» na mesma Universidade. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa, e Professor Catedrático convidado na Universidade Lusófona.