Desde segunda-feira, é possível aos residentes de Oeiras realizar testes antigénio em farmácias que aderiram ao programa de testagem massiva levado a cabo pelo Município de Oeiras.
No total, nove farmácias tinham, até esta terça-feira, aderido ao programa de testagem massiva à população promovido pela Câmara Municipal de Oeiras. A Farmácia Nova de Carnaxide é uma delas e, em declarações ao Jornal SOL, Rita Braga, responsável pela equipa de testagem do estabelecimento, admite que, normalmente, a farmácia faz dois ou três testes por dia, contudo a quantidade tem vindo a aumentar ”porque as pessoas não tinham a perceção total desta possibilidade”, acrescentando que desde segunda-feira “nota-se uma diferença astronómica, principalmente, em relação à curiosidade que existe”.
“Apanhámos muitas pessoas que estavam infetadas e dirigiram-se aqui”. ”Em conversa, detetávamos algo e sugeríamos que a pessoa, por exemplo, ligasse para o SNS24 e obtínhamos como resposta ‘Sim, eu já sei que estou positivo’”, diz a farmacêutica.
“Sentimos a nossa integridade colocada em causa muitas vezes”, admite, adicionando que “com o passar do tempo, tudo começou a ser instintivo, como desinfetar as mãos constantemente, os balcões, usar máscaras e viseiras, fazer as refeições isoladamente, não ligar o ar condicionado ou até deixar a porta sempre aberta para o ar circular”.
Segundo Rita Braga, os resultados demoram cerca de 15 minutos a surgirem. A informação é inserida no Excel que gera os documentos que são enviados às entidades diariamente e o e-mail ou SMS aos doentes.
Para que os munícipes possam usufruir dos dois testes mensais custeados pela câmara municipal, basta que, além dos dados habitualmente fornecidos para a realização do teste, permitam que a equipa envie uma SMS para o número 3838, normalmente usado para receção de dados eleitorais, para que a farmácia tenha, deste modo, um comprovativo de morada.
“Esta oportunidade é essencial para que o plano desconfinamento seja feito com cuidado e acaba por tranquilizar os oeirenses”, concluiu a profissional.