9.9 C
Oeiras Municipality
Dom 28 Abril 2024
Inicio Economia Deco alerta. Preço do gás engarrafado está “muito acima do que seria...

Deco alerta. Preço do gás engarrafado está “muito acima do que seria suposto”

A Associação para a Defesa do Consumidor (Deco) deixou um alerta de que o gás engarrafado, continua a ser vendido por valores “muito acima do que seria suposto”.

 

As conclusões surgem de uma recolha realizada pela Deco, em junho, de 2200 preços de gás engarrafado em 250 pontos de venda e conclui que o preço médio de uma garrafa de butano de 13 Kg é de 25,09 euros.

“Embora este valor seja mais baixo do que os verificados no primeiro trimestre do ano, continua sem refletir a queda que seria possível devido à descida do preço da matéria-prima. Ganham os operadores, que têm visto as suas margens aumentar, e perdem os consumidores dos 2,6 milhões de lares prisioneiros desta fonte de energia”, revela a Deco citada pelo Jornal ECONÓMICO.

 

“Tal como ilustram os relatórios mensais da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a margem de retalho cresceu de 50% para 62%, entre janeiro e abril. Se a descida do custo da garrafa tivesse acompanhado a do preço de referência, estimamos que teria um valor a rondar os 20 euros”, diz a Associação.

 

 

 

Segundo os dados avançados pela Deco, Setúbal, Faro e Évora são as zonas onde este recurso é mais caro. O custo da garrafa aumenta cerca de um euro face à média nacional. Comparando com o distrito com o preço médio mais baixo — 24,50 euros, em Bragança — a diferença é de mais de 1,50 euros.

 

Nos preços recolhidos, a Deco revela que acima da média estão os distritos de Setúbal (26,35 euros), Faro (26,08 euros), Évora (26,03 euros) e os distritos com preços abaixo da média, são sinalizados Braga (24,96 euros), Lisboa (24,64 euros) e Bragança (24,50 euros).

 

Na Madeira, onde a taxa do IVA é 21%, o custo da garrafa de gás é 23,57 euros e nos Açores, onde o preço é definido pelo governo autónomo, o custo é de 19,24 euros.

 

A Deco avança ainda que comparado o preço do gás engarrafado com o do gás natural, enquanto, em 2006, os consumidores de butano pagavam cerca de 3,5 cêntimos a mais por kWh do que os utilizadores de gás natural, em 2020, essa diferença é de cerca de nove cêntimos. A Deco conclui que atualmente, um consumidor de gás engarrafado paga mais do dobro por kWh do que paga um utilizador de gás natural.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes