14.2 C
Oeiras Municipality
Qui 26 Dezembro 2024
Inicio Entretenimento Cultura Degustação Musical no Tempo de Marquês de Pombal

Degustação Musical no Tempo de Marquês de Pombal

Nos dias 12 e 19 de novembro, entre as 15h e as 18h, o Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal vai receber duas conferências dedicadas ao tema ‘Degustação Musical no Tempo de Marquês de Pombal’, cada uma focada numa época/reinado diferente.

Estas conferências, conduzidas pela professora Teresa Castanheira, dividem-se por dois sábados, onde no primeiro será analisada a vida musical no tempo de Marquês de Pombal sob a vigência de D. João V, e no segundo sábado sob a vigência de D. José I.

PROGRAMA

12 de novembro (sáb) | 15h – 18h
A vida musical no tempo de Marquês de Pombal sob a vigência de D. João V

O enfoque na música sacra resultante do fervor religioso de D. João V; as oratórias de Francisco António de Almeida. A contratação de Domenico Scarlatti e o cravista Carlos Seixas, compositor maior de reportório de tecla. A problemática dos judeus na figura de António José da Silva, autor de Guerras de Alecrim e Manjerona.

19 de novembro (sáb) | 15h – 18h
A vida musical no tempo de Marquês de Pombal sob a vigência de D. José I

A construção e a vida efémera da Ópera do Tejo. David Perez, o expoente máximo de músicos, instrumentistas, cantoras e castrati contratados em Itália, e o despontar da ópera; os compositores Pedro António de Avondano e João de Sousa Carvalho. Ecos musicais no estrangeiro do terramoto de 1755 com Die Donnerode, de Telemann.

ENQUADRAMENTO

No século XVIII assistiu-se a uma profunda mudança de mentalidades a que o panorama musical da Europa não foi alheio. De uma cultura barroca de afetos, artificial e rebuscada, introduziu-se, a pouco e pouco, a apologia do saber e da razão. Alimentada pelos ideais iluministas também a música seguiria um outro rumo. O Marquês de Pombal viveu esse período de transição. Ao serviço como diplomata de uma corte absolutista e conservadora, foi consolidando o seu espírito iluminista no estrangeiro; de regresso a Lisboa, já como estadista é um nome incontornável do reinado de D. José I. As duas conferências visam por um lado estabelecer o enquadramento do panorama musical com a realidade cultural e socio económica da época e, por outro, avaliar a situação portuguesa face aos desenvolvimentos musicais na Europa.

Teresa Castanheira

É professora de História da Música na Escola de Música do Conservatório Nacional. Foi crítica musical no Semanário Expresso e autora de programas radiofónicos na TSF e na Antena 2. Na divulgação de música clássica tem sido colaboradora assídua do El Corte Inglés desde 2008 e com o apoio do qual publicou o livro História da Música, uma Introdução. Em 2015 publicou Cores e Sons pela Livros Horizonte que interliga as áreas da Pintura e da Música temática que tem desenvolvido com a realização de cursos e conferências em instituições como Museu da Paula Rego, Centro Nacional de Cultura, Museu Nacional de Arte Antiga, Fundação Júlio Resende, Fundação Rui Cunha, em Macau e Residência André de Gouveia da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris. Em 2013, coordenou o XX Curso de Verão de Cascais, Música em diálogo com as outras Artes. Pinta com regularidade, realizou exposições nas galerias Diferença, Novo Século e São Mamede e tem obra editada pelo Centro Português de Serigrafia.

LOCAL DAS SESSÕES
Palácio Marquês de Pombal – Salão Nobre, Largo Marquês de Pombal, Oeiras

PÚBLICO-ALVO:
Jovens e adultos

INSCRIÇÕES
Ingresso gratuito, mediante inscrição prévia para: servicoeducativo.palacio@oeiras.pt.
(ISNCRIÇÕES COMPLETAS – ESGOTADO)

LOCAL DAS SESSÕES – Palácio Marquês de Pombal, Largo Marquês de Pombal, Oeiras

PARA MAIS INFORMAÇÕES
21 440 85 52/29 (segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h)

Nota: ESGOTADO
As inscrições para esta atividade já se encontram completas. 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Médicos reforçam a importância de cuidar do coração durante a época festiva

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) está a alertar a população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração,...

Almoço de Natal Sénior em Oeiras: Convívio e Solidariedade

O tradicional Almoço de Natal Sénior do concelho de Oeiras este ano realizou-se em duas datas distintas: 17 e 19 de dezembro, no Centro...

SIMAS Oeiras e Amadora anunciam aprovação do Orçamento para o ano de 2025

Os SIMAS Oeiras e Amadora anunciaram a aprovação do Orçamento para o ano de 2025, com um investimento global de 74,6 milhões de euros....

Vencedores do Gap Year Portugal Recebem Bolsas em Oeiras

Os jovens vencedores do programa Gap Year Portugal foram recebidos pelo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, na passada sexta-feira, dia 20...

Comentários Recentes