Este ano, o III Encontro de Culturas está sob a égide de João Paulo Cotrim, figura aparentemente discreta mas incontornável no panorama das artes e das letras nacionais. Homem da Cultura, fundador da Bedeteca de Lisboa, da Editora Abysmo, escritor, guionista, aprendiz de feiticeiro e mago das sinergias, João Paulo Cotrim é por muitos tido como alguém capaz de reconhecer e promover o talento dos outros, contribuindo ativamente para que os seus projetos chegassem ao domínio público, nos mais variados domínios artísticos.
Em 2021 João Paulo visita a Livraria Municipal Verney, aquando do lançamento de O Plantador de Abóboras, de Luís Cardoso (obra editada pela Abysmo e vencedora do Prémio Oceanos). Da interação com Cotrim acolheu-se, na altura, a sua surpresa e elogio ao trabalho que vinha a ser realizado naquele espaço com Nuno Saraiva e Catarina Sobral, à volta das obras do pintor Neves e Sousa; nesse mesmo ano acaba por ter lugar uma conversa com ambos os artistas e moderação do próprio Cotrim, tendo por mote uma das frases de um dos textos em que menciona a Verney, publicado no Hoje Macau: “Sob a minha desatenção, uma curiosa troca de olhares”.
Desses encontros e referências ficaram intenções de trabalho colaborativo: uma validação de que o caminho trilhado estava a ser o certo. Em jeito de reconhecimento desafiamos o seu amigo de longa data, Nuno Saraiva, a organizar este EnCOTRIM de Culturas em que procuramos, num dia, reunir em vários eventos aquilo que tanto João Paulo Cotrim como nós amamos: a miscigenação das artes, dos talentos, das pessoas, das culturas e de tudo aquilo que nos caracteriza enquanto seres humanos.
Ao longo do dia teremos atividades para o público infantil, mostra de filmes de animação, conversas sobre vários domínios artísticos, venda de livros da Abysmo, música e provas da Cadáver Esquisito, a cerveja literária artesanal que teve João Paulo Cotrim como um dos seus mentores.
A Livraria Municipal Verney está à vossa espera, brindemos à Cultura, brindemos ao Cotrim!
▶️ Programa
🔸 10h30 – 12h: Oficina para crianças (e famílias)
Monitorizada pelo ilustrador João Fazenda, cuja exposição Reflexos se encontra patente ao público na Verney, a partir de jogos e brincadeiras escritas por João Paulo Cotrim para a revista UP Kids, suplemento da extinta UP Magazine TAP
🔸 14h30 – 17h30: Cotrim escritor de Cinema de Animação
Projeção dos cinco filmes com o seu argumento, todos produção Animanostra, e das curtas Spam Cartoon (RTP):
▪️ Algo Importante, 2009, João Fazenda (7 minutos);
▪️ Sem Querer, 2011, João Fazenda (8 minutos);
▪️ Um Degrau pode ser um Mundo, 2009, Daniel Lima (11minutos)
▪️ Diário de uma Inspetora do Livro de Recordes, 2009, Tiago Albuquerque. (11 minutos).
▪️ Fado do Homem Crescido, 2012, Pedro Brito (8 minutos).
▪️ Spam Cartoon, vários anos, André Carrilho, João Fazenda, Cristina Sampaio e Tiago Albuquerque. (4X4 curtas de 1 minuto cada)
➡️ Conversa entre todos os realizadores: João Fazenda, Pedro Brito, Daniel Lima, Tiago Albuquerque, André Carrilho, Cristina Sampaio; com moderação de Nuno Saraiva.
🔸 17h30: Abertura do bar Cadáver Esquisito – uma cerveja literária;
🔸 18h: Grande e redonda Tertúlia com amigos, a copos com Cadáver Esquisito – uma cerveja literária:
➡️Estórias não irão faltar, com a participação de: João Brazão, mestre cervejeiro; Marko Rosalinne, Director criativo e fundador da DeadinBeirute; Tiago Cabral Ferreira, Gestor da Conserveira de Lisboa; Joaquim Paulo Nogueira, dramaturgo; Jorge Silva, designer editorial; André Carrilho, ilustrador e cartunista; Inês Fonseca Santos, escritora e jornalista; André Letria, editor e ilustrador; Pedro Burgos, arquitecto e autor de banda desenhada; Alain Corbel, professor e ilustrador; Cristina Sampaio, ilustradora e cartunista; Fernando Martins, fotógrafo e ilustrador; Cláudia Marques Santos, jornalista; José Teófilo Duarte, designer e curador da Festa da Ilustração de Setúbal; Nuno Saraiva, ilustrador e cartunista político; e João Francisco Vilhena, fotógrafo e co-autor da última edição escrita do Cotrim, O Diário das Nuvens.
🔸 19h: Concerto/recital à volta de textos do João Paulo Cotrim
Incluindo poemas diletos e projeção de ilustrações da revista digital Torpor – Passos de voluptuosa dança na travagem brusca, este concerto conta com os músicos José Anjos, André Gago e Carlos Barretto.