A Endesa anunciou que irá manter o preço da energia até ao final do ano. A informação foi dada aos seus clientes através do envio de uma mensagem. “Vimos por este meio informar que a Endesa não irá aumentar os preços de eletricidade do mercado residencial até ao final do ano e garantir-lhe que as condições do seu contrato irão manter-se, tal como indicamos no momento da sua contratação”, diz a mensagem intitulada “mantemos o seu preço de energia até ao final do ano”.
No início da semana desencadeou-se uma polémica, após declarações de Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal, que durante uma entrevista ao Jornal de Negócios/Antena 1, defendeu que o mecanismo que serve de travão ibérico aos preços do gás para a produção de eletricidade “vai ter de ser pago”, porque “a Europa não tem, nem de perto nem de longe, autoprodução suficiente”.
O responsável dela comercializadora energética acrescentou ainda que a ordem de grandeza do aumento dos preços poderá ser “qualquer coisa na ordem dos 40%, ou mais, relativamente ao pagamento do mês anterior”.
Segundo o Jornal i, Nuno Ribeiro da Silva falou com João Galamba ainda antes de prestar essas declarações e que o secretário de Estado do Ambiente e da Energia estava informado de que um dos temas a abordar seria a subida do preço da fatura da luz.
Posteriormente, a Endesa 24 garantiu que irá manter os preços contratuais até dezembro para os clientes residenciais, cumprindo assim os compromissos estabelecidos e afastando a ideia de que as pessoas teriam um aumento da fatura já em agosto.