16.4 C
Oeiras Municipality
Sex 22 Novembro 2024
Inicio Uncategorized Endesa vai manter o preço da energia até ao final do ano,...

Endesa vai manter o preço da energia até ao final do ano, garantiu aos clientes

A Endesa anunciou que irá manter o preço da energia até ao final do ano. A informação foi dada aos seus clientes através do envio de uma mensagem. “Vimos por este meio informar que a Endesa não irá aumentar os preços de eletricidade do mercado residencial até ao final do ano e garantir-lhe que as condições do seu contrato irão manter-se, tal como indicamos no momento da sua contratação”, diz a mensagem intitulada “mantemos o seu preço de energia até ao final do ano”.

No início da semana desencadeou-se uma polémica, após declarações de Nuno Ribeiro da Silva, presidente da Endesa Portugal, que durante uma entrevista ao Jornal de Negócios/Antena 1, defendeu que o mecanismo que serve de travão ibérico aos preços do gás para a produção de eletricidade “vai ter de ser pago”, porque “a Europa não tem, nem de perto nem de longe, autoprodução suficiente”.

O responsável dela comercializadora energética acrescentou ainda que a ordem de grandeza do aumento dos preços poderá ser “qualquer coisa na ordem dos 40%, ou mais, relativamente ao pagamento do mês anterior”.

Segundo o Jornal i, Nuno Ribeiro da Silva falou com João Galamba ainda antes de prestar essas declarações e que o secretário de Estado do Ambiente e da Energia estava informado de que um dos temas a abordar seria a subida do preço da fatura da luz.

Posteriormente, a Endesa 24 garantiu que irá manter os preços contratuais até dezembro para os clientes residenciais, cumprindo assim os compromissos estabelecidos e afastando a ideia de que as pessoas teriam um aumento da fatura já em agosto.

 

Contudo, segundo um despacho divulgado ontem de manhã, assinado por António Costa, “perante as ameaças de práticas especulativas nos preços a praticar pela Endesa e o dever de o Estado proteger o interesse dos contribuintes na gestão dos dinheiros públicos, determina que os serviços da administração direta e da administração indireta do Estado não podem proceder ao pagamento de quaisquer faturas emitidas pela Endesa, independentemente do seu valor, sem validação prévia, por despacho do secretário de Estado do Ambiente e da Energia e para evitar a descontinuidade do serviço, devem os referidos serviços públicos e a ESPAP proceder cautelarmente a consultas de mercado, para a eventual necessidade de contratação de novos prestadores de serviço que mantenham práticas comerciais adequadas”, revela o diploma.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Visite o Oeiras Vegan Market no Jardim Municipal de Oeiras

Venha visitar o Oeiras Vegan Market no próximo dia 24 de novembro, das 11h às 18h, no Jardim Municipal de Oeiras. Com várias bancas de...

Clássicos em Oeiras traz ‘Grandes Obras de Música de Câmara’

‘Grandes Obras de Música de Câmara’ é o próximo recital a decorrer no âmbito dos ‘Clássicos em Oeiras’ no próximo sábado, dia 23 de...

Café Memória ‘Como tornar as comunidades mais amigas das pessoas com demência’

O Município de Oeiras convida familiares e amigos de pessoas com problemas de memória ou demência a participarem na sua próxima sessão do ‘Café...

‘Homenagem a José de Castro: Os dias de José’ no Auditório Municipal José de Castro

O evento 'Homenagem a José de Castro: Os dias de José' terá lugar no dia 23 de novembro, às 17h30, no Auditório Municipal José...

Comentários Recentes