As eventuais alterações de opção de candidatura ao ensino superior na 1.ª fase do concurso nacional poderão ser feitas a partir desta terça-feira e até dia 09 de setembro.
O Governo abriu a plataforma ‘online’ para a matrícula e inscrição no ano letivo de 2021-2022 para esse efeito. Esta abertura ficou determinada por despacho do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior publicado no final do mês passado em Diário da República na sequência do reforço do número de vagas, adianta a MultiNews.
A 26 de agosto o Conselho de Ministros aprovou o aumento excecional das vagas, em resposta ao número recorde de candidatos. “O Conselho de Ministros aprovou o decreto-lei que estabelece o procedimento para o reforço do número de vagas do regime geral de acesso ao ensino superior e dos concursos especiais, através da transferência das vagas fixadas e não ocupadas nos concursos especiais de acesso e ingresso no ensino superior”, refere o comunicado.
Este ano, a procura voltou a superar as expectativas e registou-se um novo recorde: 63.878 candidatos, significativamente superior em comparação com as 52 mil vagas disponibilizadas inicialmente.
Dado o aumento de vagas, o Governo decidiu voltar a utilizar as vagas que ficaram por preencher nos concursos especiais de acesso ao ensino superior, para reforçar os lugares disponibilizados no concurso geral, pelo que a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) solicitou às instituições de ensino superior públicas, o envio das respetivas propostas de transferência de vagas.
A nova lista de vagas disponíveis em todos os pares instituição/ciclo de estudos foi disponibilizada no ‘sítio’ da internet desta Direção-Geral, até ao dia 06 de setembro de 2021.
A plataforma de candidatura ‘online’ estará aberta nos próximos dias 07, 08 e 09 de setembro, para efeitos de eventual alteração das opções de candidatura já apresentadas, sendo considerada apenas a última candidatura submetida.
Os resultados serão conhecidos em 27 de setembro, no mesmo dia em que arranca a segunda fase.