O ministro da Ciência e do Ensino Superior, afirmou que o ensino superior “vai ser de certeza presencial” a partir do próximo ano letivo. “Vai ser de certeza presencial, disso temos a certeza”, declarou o ministro Manuel Heitor.
Segundo o ministro, as instituições devem fazer a adaptação necessária à nova realidade. Manuel Heitor disse que o ensino é para começar em setembro “como não podia deixar de ser da forma presencial até porque todos os cursos e todas as ações estão acreditadas para funcionarem na forma presencial e por isso o arranque do ano letivo é feito exatamente nas condições para as quais os cursos foram acreditados”.
“Por isso são também as instituições de Ensino Superior aquelas que são mais adequadas a ensinar as regras”, disse Manuel Heitor, apelando à “adaptação para evitar a acumulação em transportes públicos”, considerando que “essa é a questão mais crítica, não é dentro das instituições, é o acesso às instituições”.
Citado pelo Jornal ECO, o ministrou lembrou que há orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em Portugal, transcritas pela Direção-Geral da Saúde, que vão evoluir e considerou que hoje é sabido que “temos de aprender a viver com a pandemia e com as futuras pandemias.”
Manuel Heitor refere que a mobilidade internacional de estudantes poderá ser afetada pelas restrições à circulação para evitar a propagação da pandemia, contudo, é preciso “claramente passar a mensagem” que tem de se continuar a reforçar a mobilidade, quer a nível europeu, quer dos países de expressão portuguesa.”