14.5 C
Oeiras Municipality
Dom 19 Maio 2024
Inicio Ciência Equipa de alunos do Técnico prepara-se para brilhar em concurso europeu de...

Equipa de alunos do Técnico prepara-se para brilhar em concurso europeu de foguetões

Há alguns anos que a equipa do projeto Rocket Experiment Division (RED) do Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial (AéroTEC) ambicionava participar numa competição internacional de rockets. Em 2020, a oportunidade chegou através da Agência Espacial Portuguesa- Portugal Space que os convidou a fazer parte do European Rocketry Challenge (EuRoc), o primeiro concurso europeu de lançamento de foguetões desenhados e montados por estudantes universitários. Depois da demonstração em forma de um teste estático de propulsão na edição do ano passado, a equipa está preparada para se estrear este ano na competição, sendo mesmo a única equipa portuguesa a participar.

O EuRoC tem como objetivo desafiar estudantes de licenciatura e mestrado a lançarem os seus foguetes de propulsão sólida, líquida ou híbrida, até altitudes de três mil ou nove mil metros. A competição, que se realiza em outubro, em Ponte de Sor e Constância vai contar com a presença de 20 equipas, provenientes de 13 países, tais como: Reino Unido, Suíça, Polónia, França, Grécia, Alemanha, Dinamarca, entre outros.

“Para a edição de 2021 sentimos que já poderíamos entrar mesmo na competição, então formalizamos a nossa candidatura e fomos aceites como participantes”, recorda Gonçalo Maia, coordenador do RED. Será uma estreia em grande, com o peso e o orgulho naturais de serem a primeira equipa portuguesa a participar numa competição universitária de lançamento de ‘rockets’ na Europa.  “Sermos pioneiros em Portugal nesta área é um grande motivo de orgulho para a equipa”, afirma o coordenador da equipa. “Começamos a trabalhar no projeto numa altura em que o Espaço começava a ser cada vez mais falado em Portugal e conseguirmos ao fim de 4 anos de crescimento competir no EuRoC é um grande objetivo concretizado”, destaca, em seguida, o aluno do Técnico.

Blimunda é o nome do rocket com que equipa do Técnico se prepara para brilhar nos céus de Ponte de Sor. É fácil perceber onde foi encontrada a inspiração para o batizar, não fosse Blimunda a personagem central da obra “Memorial do Convento” e considerada por muitos como a mais fascinante figura feminina do universo de Saramago. “A escolha do nome é feita através de sugestões dos membros do projeto que depois são submetidas a várias votações para a escolha final”, explica o coordenador do RED. O objetivo da equipa é manter a tradição de dar nomes femininos aos rockets, iniciada com a missão Aurora, homenageando, em simultâneo, a literatura portuguesa. O nome da personagem “que via para lá do olhar humano” encaixa na perfeição naquilo que a equipa quer que este rocket represente: inovação, olhar visionário e convicção.

A participação numa competição com esta grandiosidade exige “uma extensa pesquisa sobre todos os sistemas que fazem parte do rocket de modo a que cumpram os requisitos definidos pela organização”, como sublinha Gonçalo Maia. Apesar da experiência que detinham com os rockets anteriores e que é crucial nesta etapa de preparação, a equipa está focada para que nenhum detalhe fique ao acaso, de forma a cumprir “todos os requisitos e conseguir a melhor performance dentro das regras”, como vinca o aluno do Técnico.

Em relação à construção do rocket em si, o coordenador da equipa assume a felicidade da equipa por sentir uma aproximação da indústria em Portugal, “de forma a termos componentes de qualidade e a aprendermos e melhorarmos o nosso produto”. Por isso mesmo, é incontornável o agradecimento aos patrocinadores que tornaram “possível a construção do Blimunda, quer com o fabrico de peças, quer no processo de design, onde através da sua experiência e conhecimento dão uma ajuda valiosa aquando da escolha de materiais, componentes ou formatos específicos para as nossas peças”, refere Gonçalo Maia.

Uma equipa multidisciplinar e com muita vontade de aprender

O projeto RED conta com 45 membros, divididos pelas equipas de Controlo, Eletrónica, Gestão e Marketing, Estruturas, Recuperação e Propulsão. A diversidade de áreas que estes alunos estudam – Engenharia Aeroespacial, Eletrotécnica e Computadores, Mecânica, Física e Tecnológica e Materiais- contribui para uma visão abrangente e para a construção de “rockets cada vez mais completos”, como enfatiza o líder do projeto.

Mas afinal que sonhos leva a equipa na bagagem para Ponte de Sor? A resposta vem envolta em pragmatismo e humildade: “Tendo em conta que é a primeira competição em que o RED vai participar não temos expectativas. Vamos com o objetivo de aprender com equipas mais experientes e melhorar o projeto para futuras competições”, declara Gonçalo Maia. Ainda assim, a vontade de trazer um prémio para o Técnico não deixa de estar presente, arrumada ao lado do orgulho de levar a bandeira da escola até à competição.  “Claro que se conseguirmos trazer algum prémio para o Técnico seria um motivo de orgulho enorme para toda a comunidade académica, não só para a equipa”, vinca o coordenador do projeto.

No futuro, e sendo que já existem mais equipas em Portugal que partilham este gosto pelo Espaço, o coordenador do RED espera que “outras equipas portuguesas se possam juntar a nós a participar no EuRoC”. Para já, espera-se que o representante luso na competição voe bem alto, cumprindo-se o sonho desta talentosa equipa, porque como Saramago escreveu “são os sonhos que seguram o mundo na sua órbita”.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

MDV realiza caminhada especial para toda a família, no dia 19 de maio

O Movimento de Defesa da Vida (MDV), Instituição Particular de Solidariedade Social que se dedica a apoiar famílias em situação de crise familiar, irá...

Estão abertas as inscrições para as ‘Férias Artísticas de Verão’

Estão abertas as inscrições para as ‘Férias Artísticas de Verão’! Para crianças dos 6 aos 12 anos, as Oficinas de Verão associam a atividade física...

Clássicos em Oeiras traz Recital ”Souvenir de Leste” ao Palácio dos Aciprestes

‘Souvenir de Leste’ é o próximo recital a decorrer no âmbito do programa ‘Clássicos em Oeiras’, no dia 19 de maio, pelas 17h, no...

‘Desaparecida!’ é o próximo filme nas MasterClass História do Cinema ”Redescobrir Alfred Hitchcock”

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes