Foram revelados dois estudos distintos, lançados na área da cidade de Nova Iorque, relatando ambos que jovens infetados por coronavírus tinham sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), noticia o ‘Euronews’.
“Os acidentes vasculares cerebrais maiores estão a ocorrer em pessoas jovens com menos de 50 anos de idade e esses pacientes não têm o que chamaríamos de fatores de risco”, disse Adam Dmytriw, médico de radiologia de Toronto especialista em doenças cerebrovasculares e um dos autores de um estudo sobre acidente vascular cerebral em 10 pacientes com coronavírus em vários hospitais de Nova Iorque, dos quais pelo menos três tinham menos de 50 anos.
Ambooj Tiwari, cirurgião neurointervencional em Nova Iorque e co-autor do mesmo estudo, sublinha que as pessoas sem fatores de risco maioritariamente trabalhavam em profissões com “uma alta concentração de pessoas num espaço confinado”.
Outro estudo publicado no New England Journal of Medicine por médicos do Monte Sinai, em Nova Iorque, analisou cinco casos de derrame de grandes vasos em pessoas com menos de 50 anos. Os médicos do Monte Sinai disseram que os cinco casos tratados por um período de duas semanas foram positivos para a covid-19. Dois dos pacientes do estudo, ambos na faixa dos 30 anos, não apresentavam fatores de risco para AVC.
Os cientistas afirmaram ainda que que alguns pacientes atrasaram o tratamento por receio de ir a um hospital e serem infetados com covid-19.
A pesquisa sobre acidentes vasculares cerebrais, apesar de relatada em pequenos grupos de pacientes, está a ajudar os médicos a entender melhor um vírus que originalmente foi assumido como afetando puramente os pulmões, mas que agora é conhecido por afetar potencialmente múltiplos órgãos.
Foram também relatados casos de AVC em pacientes com coronavírus noutros países.
Alguns estudos em Wuhan, China, descobriram que uma pequena prrcentagem de pacientes graves apresentava manifestações neurológicas do vírus, incluindo uma análise retrospectiva que mostrou uma incidência de 5% de AVC em pacientes hospitalizados.