14 C
Oeiras Municipality
Dom 25 Fevereiro 2024
Inicio Saúde Fundação BIAL abre candidaturas para o Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Fundação BIAL abre candidaturas para o Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024

Estão abertas as candidaturas para a 21ª edição do Prémio BIAL de Medicina Clínica. O prazo de submissão termina a 31 de agosto.

Promovido pela Fundação BIAL, o Prémio BIAL de Medicina Clínica tem um valor de 100 mil euros e pretende galardoar uma obra intelectual original, de índole médica, com tema livre e dirigida à prática clínica, que represente um trabalho com resultados de grande qualidade e relevância. O trabalho vencedor terá publicação em primeira edição exclusiva impressa e/ou digital.

Além da obra premiada, poderão ainda ser atribuídas Menções Honrosas (no máximo duas) no valor de 10 mil euros cada.

Trata-se de um dos mais antigos e prestigiados galardões na área da Saúde em Portugal. Pretendemos continuar a incentivar a investigação médica na área da medicina clínica e distinguir obras de grande repercussão na saúde humana. Esperamos receber candidaturas de elevada qualidade e relevância científica com aplicabilidade na comunidade”, afirma José Melo Cristino, Presidente do Júri do Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024.

Ao longo das edições realizadas, este galardão acompanhou a evolução e as tendências da Medicina, tendo premiado diversos trabalhos no âmbito das doenças civilizacionais, genética, medicina molecular, imagiologia, terapêuticas substitutivas e regenerativas, entre muitos outros. Na última edição, que teve a cerimónia de entrega em 2023, foram distinguidas obras sobre autismo, tumores cerebrais e hipertensão arterial.

Desde a sua instituição, o Prémio BIAL analisou 703 obras candidatas e mobilizou 1823 investigadores, médicos e cientistas de 21 países. Em 20 edições, distinguiu 108 trabalhos de 310 autores, tendo sido editadas e distribuídas gratuitamente aos profissionais de saúde 43 obras premiadas, num total de mais de 326.000 exemplares.

“A Fundação BIAL tem desenvolvido, ao longo destes anos, uma relação de proximidade com a comunidade científica, primeiro em Portugal e, depois, no mundo. É atualmente uma instituição de referência que visa estimular descobertas que beneficiem as pessoas, proporcionando mais saúde e permitindo alcançar novos patamares no conhecimento. O Prémio BIAL de Medicina Clínica é a evidência dessa proximidade e estímulo”, refere Luís Portela, Presidente da Fundação BIAL.

Para além de José Melo Cristino (Faculdade de Medicina – U. Lisboa), o Júri inclui Jaime Branco (Faculdade de Ciências Médicas | Nova Medical School – U. Nova de Lisboa), Miguel Castelo-Branco (Faculdade de Ciências da Saúde – U. Beira Interior), Henrique Cyrne Carvalho (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar – U. Porto), João Forjaz de Lacerda (Faculdade de Medicina – U. Lisboa), Helena Leitão (Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas – U. Algarve), José Miguel Pêgo (Escola de Medicina – U. Minho), Carlos Robalo Cordeiro (Faculdade de Medicina – U. Coimbra) e Amândio Rocha Sousa (Faculdade de Medicina – U. Porto).

 

Mais informações sobre esta edição, incluindo regulamento e submissão de candidatura, estão disponíveis aqui.

- PUB -

Os mais lidos

ISQ cria novo laboratório em Portugal para testar iluminação no interior de veículos de nova geração

O laboratório de ótica para o setor automóvel do ISQ-CTAG, empresa participada do grupo ISQ, é o único em Portugal a testar iluminação interior...

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’

Está a chegar a ‘1ª Prova de Abertura XCO’! A prova, que conta com o apoio do Município de Oeiras, é organizada pela Associação de...

Concerto Didático para Pais & Filhos ‘Histórias de Música e Música com Histórias’ no Palácio Marquês de Pombal

‘Histórias de Música e Música com Histórias’ é o tema do próximo Concerto Didático para Pais & Filhos, no âmbito do programa Clássicos em...

‘Champagne’ é o próximo filme nas MasterClasses Cinema 2024 – ‘Redescobrir Alfred Hitchcock’

‘Redescobrir Alfred Hitchcock’ é o do temas das MasterClasses Cinema de 2024, no Auditório Municipal José de Castro, em Paço de Arcos. Durante o ano...

Comentários Recentes