O Governo anunciou que alargou, “a nível nacional”, e não apenas em Lisboa, a vacinação contra a Covid-19 a maiores de 40 e 30 anos a partir de 06 e 20 de junho.
Uma mensagem na conta oficial do Governo na rede social Twitter, ao final da noite de terça-feira, esclarece que dado o “bom ritmo do Plano de Vacinação Anti-COVID19 e da disponibilidade de vacinas, foi decidida a aceleração da vacinação a nível nacional”, nomeadamente no que diz respeito ao “alargamento da vacinação a novas faixas etárias”.A vacinação contra a Covid-19 vai arrancar a partir de 06 de junho para “pessoas com mais de 40 anos” e, a partir do dia 20, para “pessoas com mais de 30 anos”, “em todo o território continental”.
A decisão surge após o secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, ter anunciado que a vacinação contra a covid-19 ia ser acelerada em Lisboa e Vale do Tejo, nas faixas dos 40 e 30 anos, na sequência de um aumento das infeções, o que originou críticas por parte do presidente da Câmara do Porto, que exigiu um tratamento equitativo para todo o país, acusando o Governo de beneficiar “o infrator”, ao acelerar a campanha na região de Lisboa e Vale do Tejo, devido a um aumento de infeções.
“Não pode haver dois países, não pode haver um país e depois haver Lisboa. Tem de haver um único país e nós temos de exigir um tratamento igual para o todo nacional”, afirmou Rui Moreira, numa declaração vídeo publicada na página oficial da Câmara do Porto.
Também o coordenador da ‘task force’ para a vacinação, vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, confirmou ao jornal Público que o alargamento às faixas etárias dos 30 e 40 anos se fará a nível “nacional”, e não apenas na região de Lisboa.