O Governo anunciou novidades para o ano letivo de 2021/2022, revelando que pretende mexer nos currículos para que os alunos, ao longo de 12 anos de escolaridade.
Segundo o anúncio da tutela, pretende-se que os alunos desenvolvam “uma cultura científica e artística de base humanista, alicerçada em múltiplas literacias, no raciocínio e na resolução de problemas, no pensamento crítico e criativo, entre outras dimensões”.
O despacho, que “procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa”.
Até aqui, os programas de cada disciplina não interagiam entre si e eram elaborados de forma autónoma, contudo, o cenário irá mudar já a partir do próximo ano letivo, já que o Governo pretende que “os documentos curriculares de todas as disciplinas e em todos os anos” sejam “coerentes e uniformes, deixando de coexistir programas, metas ou outras orientações, construídos com pressupostos teóricos distintos ou formatos diferenciados, impeditivos de um trabalho global e que relacione os temas e domínios das diferentes disciplinas.”
A tutela pretende ainda reforçar a definição de Aprendizagens Essenciais das Disciplinas. O objetivo é que sejam estas entidades a definir aquilo que serão as Aprendizagens Essenciais para todos os anos e para todas as disciplinas, “entendendo-se «essencial» não como mínimo, mas como as dimensões que nenhum aluno pode deixar de aprender e que constituem a base para um aprofundamento flexível e enriquecido dos temas e conteúdos de cada disciplina”.
Sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o Governo, procedeu a uma reflexão sobre os documentos curriculares das várias disciplinas. Este Perfil é o “documento de referência que estabelece a matriz de princípios, valores e áreas de competências a que deve obedecer o desenvolvimento do currículo”, “apresentando um caminho curricular através do qual todos os alunos devem, ao longo dos seus 12 anos de escolaridade, desenvolver uma cultura científica e artística de base humanista, alicerçada em múltiplas literacias, no raciocínio e na resolução de problemas, no pensamento crítico e criativo, entre outras dimensões.”