11.7 C
Oeiras Municipality
Dom 28 Abril 2024
Inicio Portugal Governo anuncia alterações às metas curriculares dos alunos até ao 12º ano

Governo anuncia alterações às metas curriculares dos alunos até ao 12º ano

O Governo anunciou novidades para o ano letivo de 2021/2022, revelando que pretende mexer nos currículos para que os alunos, ao longo de 12 anos de escolaridade.

Segundo o anúncio da tutela, pretende-se que os alunos desenvolvam “uma cultura científica e artística de base humanista, alicerçada em múltiplas literacias, no raciocínio e na resolução de problemas, no pensamento crítico e criativo, entre outras dimensões”.

O despacho, que “procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa”.

Até aqui, os programas de cada disciplina não interagiam entre si e eram elaborados de forma autónoma, contudo, o cenário irá mudar já a partir do próximo ano letivo, já que o Governo pretende que “os documentos curriculares de todas as disciplinas e em todos os anos” sejam “coerentes e uniformes, deixando de coexistir programas, metas ou outras orientações, construídos com pressupostos teóricos distintos ou formatos diferenciados, impeditivos de um trabalho global e que relacione os temas e domínios das diferentes disciplinas.”

A tutela pretende ainda reforçar a definição de Aprendizagens Essenciais das Disciplinas. O objetivo é que sejam estas entidades a definir aquilo que serão as Aprendizagens Essenciais para todos os anos e para todas as disciplinas, “entendendo-se «essencial» não como mínimo, mas como as dimensões que nenhum aluno pode deixar de aprender e que constituem a base para um aprofundamento flexível e enriquecido dos temas e conteúdos de cada disciplina”.

Sobre o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, o Governo, procedeu a uma reflexão sobre os documentos curriculares das várias disciplinas. Este Perfil é o “documento de referência que estabelece a matriz de princípios, valores e áreas de competências a que deve obedecer o desenvolvimento do currículo”, “apresentando um caminho curricular através do qual todos os alunos devem, ao longo dos seus 12 anos de escolaridade, desenvolver uma cultura científica e artística de base humanista, alicerçada em múltiplas literacias, no raciocínio e na resolução de problemas, no pensamento crítico e criativo, entre outras dimensões.”

 

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica no Passeio Marítimo de Oeiras

No dia 25 de maio, pelas 21h, a CERCIOEIRAS vai realizar a XII Caminhada Mágica – Juntos Vamos Iluminar o Caminho da Inclusão, pelo...

Escuteiros reúnem-se para celebrar São Jorge

Cerca de 6 mil escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Núcleo da Barra reuniram-se neste domingo, dia 21 de abril, na Quinta de...

Dia Mundial da Dança pela ‘Companhia Matridança’

O ‘Dia Mundial da Dança’ será celebrado com uma performance especial da Companhia Matridança que se vai desenrolando, em modo procissão, pelos jardins e...

Apresentação do livro ‘Terceiro Ciclo de Desenvolvimento 2017/2021’

“Este livro só tem uma razão de ser: são os técnicos, os dirigentes e os funcionários da Câmara Municipal de Oeiras. Porque a melhor...

Comentários Recentes