A inauguração oficial das obras de reuperação e restauro da Igreja Matriz de Oeiras, pelo Presidente do Município, Isaltino Morais, vai ter lugar no dia 18 de dezembro.
Neste património cultural, localizado em pleno Centro Histórico da Vila (Largo 5 de Outubro), foram realizados trabalhos de conservação, restauro e resolução de anomalias, abrangendo o edificado e o património integrado. Esta intervenção, realizada no âmbito da política de Preservação do Património cultural existente no concelho, orçou os € 624. 370,46, financiados na sua globalidade pelo Município.
Da intervenção no corpo da capela-mor, é de realçar a reabilitação da cobertura, a estabilização das paredes e de outras estruturas como as abóbodas e o trono. No exterior do monumento, entre outros, foram reparados os rebocos, limpeza e tratamento de cantarias, a revisão dos sistemas de drenagem de águas pluviais, a conservação dos sinos e cabeçotes, ferragens e mostradores dos relógios. No interior da Igreja além da conservação e restauro da pintura mural em abóbadas e paramentos das paredes e, dos revestimentos em pedra ornamental, fez-se a limpeza e conservação da pintura sobre tela, da escultura e talha dourada, o tratamento do teto abobadado da capela-mor e do da sacristia, revisão dos pavimentos em madeira e em pedra, da zona cultual.