18.3 C
Oeiras Municipality
Sáb 31 Outubro 2020
Inicio Saúde CoronaVirus Infarmed está a avaliar um conjunto de testes rápidos ao Covid-19

Infarmed está a avaliar um conjunto de testes rápidos ao Covid-19

A diretora-geral da Saúde (DGS) Graça Freitas explicou que o Infarmed está a avaliar um conjunto de testes rápidos ao Covid-19. Segundo a responsável, tratam-se de testes ”bons” para detetar casos positivos.

Contudo, Graças Freitas informa que estes testes têm uma limitação – “detetam mal os casos negativos”. Por isso, não são tão fiáveis quanto os testes por PCR, avança o SAPO.

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) também está a avaliar a nova geração de testes rápidos de despiste de covid-19.“Estamos a avaliar uma nova geração destes testes rápidos que permitem detetar o vírus [Sars-Cov-2 que provoca a doença covid-19] também do exsudado da nasofaringe, da amostra respiratória, e é desta forma que o grupo de peritos se vai reunir para fazer as suas recomendações e a avaliação da utilização destes testes”, disse Raquel Guiomar, investigadora do INSA.

Estes novos testes rápidos apresentam “vantagens”, já que têm uma “baixa complexidade de execução” e permitem “fazer o diagnóstico perto do doente, do caso suspeito”, e obter “um resultado de forma rápida”contudo, também apresentam “critérios muito específicos para a sua seleção e critérios para a sua utilização”.

Segundo Raquel Guiomar, a nível internacional, a avaliação dos novos testes de diagnóstico rápido “está também a ser feita por parceiros europeus.

Raquel Guiomar lembrou que o INSA, em conjunto com a Direção-Geral da Saúde (DGS), o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e peritos de outras instituições de saúde, tem vindo a formar um grupo que tem acompanhado a qualidade e a diversidade dos testes de despiste de covid-19 e fez um ponto da situação relativamente ao que existe e ao que é recomendando.

A pandemia de COVID-19 já provocou, em Portugal, 1.963 mortes dos 74.717 casos de infeção confirmados, de acordo com o mais recente boletim da Direção-Geral da Saúde.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Oeiras lança Campanha choque de sensibilização à recolha de dejetos caninos

“O cocó do seu cão aos olhos de uma criança” é o lema da campanha de sensibilização para a recolha dejetos caninos que a...

Concertos Comentados em Oeiras até dezembro

O Município de Oeiras tem vindo a programar de forma regular Concertos Comentados e Pedagógicos, direcionados para as áreas da Educação e Cultura, cujo...

Emoção e orgulho em mais um concerto do Ciclo “Vozes do Fado”

O Fado volta a encher Oeiras de emoção e orgulho em seis semanas com seis concertos imperdíveis. Num ano em que os concertos e festivais...

”Será possível fazer upload de informação para a mente?” discute-se hoje no Cogito

As MASTERCLASSES COGITO | Os grandes desafios da humanidade vão decorrer até ao próximo dia 5 de novembro (às quintas-feiras), e trazem à reflexão...

Comentários Recentes