Decorrem até 31 de janeiro as inscrições para a segunda edição do Prémio da Poesia de Oeiras, uma iniciativa que visa promover a importância da poesia e da leitura dos Países de Língua Oficial Portuguesa e que irá premiar o vencedor com 20 mil euros.
Instituído pela Câmara de Oeiras, o Prémio de Poesia visa promover a importância da Poesia e contribuir para o aumento da literacia, a promoção da leitura e a valorização da Língua Portuguesa no espaço Lusófono, privilegiando uma maior proximidade da comunidade.
À semelhança do ano passado, ao vencedor da categoria ‘Consagração’ será atribuído um prémio no valor de 20 mil euros e na categoria ‘Revelação’ o prémio será de 5 mil euros.
Na primeira edição concorreram mais de 700 obras de autores de países de Língua Oficial Portuguesa, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e de São Tomé. O livro “Retratos com Erro”, do poeta brasileiro Eucanaã Ferraz, foi o grande vencedor.
O Município de Oeiras tem assumido, ao longo dos anos, um papel de promotor e de patrono da poesia.
Este papel tem-se materializado não só pelas diversas iniciativas que tem desenvolvido e apoiado, mas, sobretudo, porque possui no seu território uma infraestrutura cultural e paisagística única a nível nacional e internacional: o Parque dos Poetas.
Esta infraestrutura foi pensada para ser um lugar de fruição e lazer, mas também de descoberta dos poetas em língua portuguesa. Na primeira fase deste Parque estão representados 20 poetas do século XX, na segunda fase estão representados mais 40 poetas, do século XIII ao século XIX, incluindo autores da lusofonia.