Em outubro, o Instituto Gulbenkian de Ciência deu início às sessões de formação Lab in a Box para o 1º e 2º ciclo, na edição 2022-2023, onde participaram 30 docentes do concelho de Oeiras.
O projeto Lab in a Box deu início à edição 2022-2023, no Centro Colaborativo do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), com o arranque da formação dos docentes do concelho de Oeiras que integram esta iniciativa.
A primeira sessão de formação, no dia 19 de outubro, contou com a participação de 15 docentes de 1º ciclo, que representam 11 escolas pertencentes aos Agrupamentos de São Julião da Barra, Aquilino Ribeiro, Linda-a-Velha e Queijas e Conde de Oeiras.
No dia 21 de outubro seguiu-se a formação para 15 docentes do 2º ciclo, de escolas de Oeiras pertencentes aos agrupamentos de Carnaxide, Paço de Arcos, Conde de Oeiras, São Julião da Barra e Aquilino Ribeiro e também de duas escolas da Casa Pia de Lisboa.
Nestas primeiras sessões foi dada a oportunidade aos docentes de testarem novas técnicas e experiências, num ambiente informal e descontraído, que possam desenvolver em contexto de sala de aula. O arranque da edição 2022-2023 contou ainda com a participação de Mariana Alves, líder de projeto do Programa de Democratização da Ciência do IGC que abordou o tema “Práticas equitativas na educação”.
As formações estão incluídas num conjunto de mais 5 sessões mensais, que decorrem ao longo do ano letivo, e têm como objetivo dotar a nova equipa de docentes Lab in a Box com competências ao nível da utilização do método científico aplicado ao desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula que promovam a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico.
O projeto Lab in a Box é uma iniciativa pioneira no domínio pedagógico, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência com o apoio do Município de Oeiras e da Merck Family Foundation, que surge da convicção que a ciência se pode aprender no dia a dia e que, mais do que uma disciplina, é uma forma de pensar e estar no mundo.