Em ambientes industriais, o risco de incêndio é muito elevado. Numa altura especialmente caracterizada pela ocorrência de fogos, provocados muitas vezes pelas altas temperaturas, o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ) decidiu apoiar as empresas em época de incêndios.
Nesse sentido, o ISQ efetua estudos de avaliação da segurança de estruturas, analisando a resistência mecânica e estabilidade e a segurança contra incêndios.
A avaliação da segurança estrutural poderá contemplar a análise da documentação de projeto, a inspeção visual e controlo não destrutivo, a caracterização de materiais, a caracterização de eventuais danos e o levantamento geométrico.
Estes estudos deverão ainda passar pela avaliação da resistência estrutural por cálculo, a avaliação da resistência ao vento e sismo, avaliação da resistência ao fogo, avaliação do comportamento dinâmico e a avaliação da resistência à fadiga.
De entre o paradigma da avaliação da segurança estrutural levada a cabo pelo ISQ, consta ainda os ensaios de carga, recomendação de limitações de carga e de operação, recomendação sobre a natureza e magnitude de reparações e o projeto de reforço e reparação.