O ISQ acaba de assinar um protocolo com a ACIB, Associação Comercial e Industrial de Barcelos, com o objetivo de trazer valor acrescentado, através de soluções para a re-industrialização, ao tecido empresarial da região Norte, importante pela sua representatividade industrial.
A indústria enfrenta hoje grandes desafios: desde questões relacionadas com a economia circular, aos custos associados à energia, regulamentação, ambiente e ESG, digitalização e indústria 4.0.
O ISQ irá disponibilizar a este conjunto de empresas o seu know how técnico no domínio da inovação e I&D, necessários para o aumento da sua competitividade e produtividade. Enquanto Centro de Interface Tecnológico nacional, irá apoiar o Norte industrial com múltiplos serviços que vão da engenharia, à inspeção e ensaios.
Este protocolo visa, assim, o desenvolvimento de projetos conjuntos nos domínios da Indústria, Energia, Água e outros que no futuro se venham a considerar relevantes.“A ACIB e o ISQ trabalharão em conjunto para a dinamização de projetos estruturantes visando o apoio às empresas, a cooperação institucional, a cooperação público-privada e a inclusão de ações coletivas de suporte à atividade empresarial”, refere Pedro Matias, presidente do ISQ.
De assinalar que o ISQ tem uma forte oferta a nível nacional e tem vindo a estreitar laços com a indústria e com a Academia, de Norte a Sul do país, contando hoje com delegações em Monção, Vila Nova de Gaia, Viseu, Castelo Branco, Oeiras, Sines e Loulé. Esta estratégia de descentralização visa ir ao encontro da indústria e das pessoas.