18.6 C
Oeiras Municipality
Dom 26 Junho 2022
Inicio Ciência ISQ reforça a sua área de ambiente e sustentabilidade e apresenta serviço...

ISQ reforça a sua área de ambiente e sustentabilidade e apresenta serviço de Second Party Opinion

O ISQ é a primeira entidade portuguesa a apresentar um serviço de Second Party Opinion para o segmento de mercado de dívida que mais tem inovado nos últimos anos: os financiamentos sustentáveis.

Diferentes instrumentos têm surgido nos últimos anos tendo a temática dos critérios ESG – Environmental, Social and Governance. As Green Bonds ou obrigações verdes e as Sustainability Linked Bonds têm ocupado as preferências dos emitentes e dos bancos colocadores, mas já começa a ter relevância no mercado de capitais europeu as Social Bonds e as Climate Bonds.

Todas estas tipologias de obrigações constituem instrumentos representativos de dívida pública ou empresarial que, à semelhança das obrigações clássicas, conferem ao seu titular um direito de crédito face à entidade que as emite. Enquanto second party opinion, o ISQ vai atuar como consultor no terreno.

A particularidade deste tipo de financiamentos face aos financiamentos comuns ou obrigações clássicas, reside no facto de o capital subscrito pelos investidores ter que ser aplicado pelo emitente nos fatores ESG.

Desta forma, compromete-se o emitente a utilizar o capital obtido em projetos ou ativos relacionados com desenvolvimento sustentável, podendo ter diferentes singularidades nos fatores chave ESG, quer sejam ambientais, sociais ou fatores de governo das sociedades.

Atendendo à promoção da transparência e da credibilidade no processo de emissão destes instrumentos, algumas entidades têm vindo a estabelecer padrões comuns, como por exemplo os “Green Bond Principles” (GBP) ou “Sustainability-Linked Bond Principles” adotados por associações de entidades financeiras. Destacam-se destas entidades a International Capital Markets Association (ICMA), a Loan Market Association e a União Europeia como pioneiros no desenvolvimento contínuo destas orientações.

“Em resposta a esta necessidade do mercado, o ISQ – enquanto maior Centro de Interface Tecnológico de Portugal em serviços de Engenharia, Consultoria, Inspeção, Ensaios, I&D e Inovação – apresenta-se como second-party opinion (SPO) que fornece tanto às Instituições Financeiras como aos Investidores a confiança e credibilidade de que os seus fundos estão alinhados com as principais frameworks de finanças sustentáveis e com os seus próprios objetivos”, explica João Safara, Administrador do ISQ.

Numa metodologia que contempla todos os Princípios Green – nomeadamente, os Green Bond Principles (GBP), Social Bonds (SBP), Sustainability Bond Guidelines (SBG), Climate Bonds Standard (CBS) da International Capital Market Association (ICMA) e os Green Loan Principles (GLP) da Loan Market Association (LMA) – e tendo em linha de conta o cumprimento das políticas e objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) e de responsabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG), “o ISQ compromete-se a orientar os investidores durante todo o ciclo dos seus projetos com foco nos critérios ESG,  ajudando-os a tomar decisões conscientes e não caírem em facilitismos que mais tarde possam vir a ser consideradas ações de green ou social washing ”.complementa João Safara.

COMENTAR

Please enter your comment!
Por favor, digite o seu nome

- PUB -

Os mais lidos

Encerramento da Fase I do Parque dos Poetas de 27 de junho a 5 de julho

A I Fase do Parque dos Poetas, em Oeiras, estará encerrada ao público para a preparação e realização do evento ‘Festival Panda’. ⚠️ AVISO: Encerramento...

Requalificação das rampas de acesso à Praia de Santo Amaro de Oeiras

O Município de Oeiras irá proceder à requalificação das rampas de acesso à Praia de Santo Amaro de Oeiras, entre 27 de junho e 1 de julho. Esta...

Município de Oeiras apoia Equipa de Basquetebol do Paço de Arcos Clube

A Equipa de Basquetebol dos Sub-14 A Masculinos do Paço de Arcos Clube esteve presente na última Reunião de Câmara para agradecer à Câmara...

Festival Internacional de Piano de Oeiras – FIPO está a chegar

O Festival Internacional de Piano de Oeiras (FIPO) está de volta com a realização de inúmeros recitais. A Academia de Música Flor da Murta realiza...

Comentários Recentes

ana PAULA COSTA D FERREIRA ANA FERREIRA on Novo horário do Centro de Vacinação do Pavilhão Carlos Queiroz